Nos dias 29 e 30 de abril acontece, pela primeira vez em nosso país o Summer Breeze Brasil. O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com mais de quarenta atrações, tanto nacionais quanto internacionais, em diversos estilos do rock e heavy metal.

Hoje, apresentaremos dois headliners: a veterana Stone Temple Pilots e os australianos do Parkway Drive; e um dos co-headliners, a Lamb of God.

Stone Temple Pilots

Sinônimo de rock dos anos 90, o grupo americano Stone Temple Pilots conta atualmente com Jeff Gutt (vocal), Dean DeLeo (guitarra), Robert DeLeo (baixo) e Eric Kretz (bateria). A banda, que virá ao Brasil pela quarta vez e será um dos headliners do “Summer Breeze”, promove o álbum “Perdida” (2020).

Após assinar com a Atlantic Records veio o debut, “Core”, lançado em setembro de 1992 e que obteve a terceira posição na parada da Billboard, impulsionado pelo sucesso das faixas “Plush”, “Creep”, “Sex Type Thing” e “Wicked Garden”, esta última também herdada dos tempos da demo-tape de 1990 do Mighty Joe Young. Ainda que “Core” tenha sido um grande sucesso comercial, vendendo 8 milhões de cópias, parte da imprensa taxou a banda de “imitadores do grunge”. No entanto, a linha musical adotada agradou em cheio aos fãs de Pearl Jam, Mother Love Bone e Alice in Chains, que faziam parte da cena de Seattle.

“Purple”, que estreou na ponta das paradas nos Estados Unidos, destacou as faixas “Interstate Love Song”, “Vasoline”, além de “Big Empty”. Em outubro de 1994, quatro meses após seu lançamento, o álbum já havia vendido três milhões de cópias. Na sequência, veio “Tiny Music… Songs from the Vatican Gift Shop” (1996), marcando uma alteração estilística em relação aos trabalhos anteriores. Além disso, Weiland estava com problemas e para a reabilitação, ocasionando em algumas datas canceladas em 1996. Antes, porém, o STP realizou grandes apresentações abrindo para o Kiss, que fazia a sua turnê de reunião, “Alive/Worldwide Tour”.

“Shangri-La Dee Da” (2001), 5° album da banda, trouxe “Days of the Week” e “Hollywood Bitch” como destaques, mas não obteve sucesso comercial. Pior que isso, em 2003 anunciou sua separação. Weiland entrou no Velvet Revolver, e os irmãos DeLeo formaram o Army of Everyone.

Quando houve a reconciliação dos irmãos DeLeo com Weiland, o STP estava pronto para retornar e agendou uma extensa turnê em maio de 2008. O sexto disco, intitulado “Stone Temple Pilots”, saiu em 2010 e obteve a segunda posição na Billboard 200. Após diversas turnês, com alguns shows conturbados, a situação interna com Weiland se agravou. Assim, em fevereiro de 2013, ele foi demitido. Weiland saiu em turnê com sua banda solo, enquanto os remanescentes do Stone Temple Pilots recrutaram o saudoso Chester Bennington (Linkin Park), que estreou no single “Out of Time” e depois gravou o EP “High Rise”.

Em novembro de 2015, Bennington anunciou que estava deixando o Stone Temple Pilots amigavelmente para se concentrar mais no Linkin Park. Pouco tempo depois, em 3 de dezembro de 2015, Weiland foi encontrado morto por overdose acidental. Em julho de 2017, outra notícia chocante para os fãs foi o anúncio da morte de Bennington, que cometeu suicídio.

O Stone Temple Pilots seguiu e realizou um concurso para recrutar um novo vocalista. O escolhido foi Jeff Gutt (ex-Dry Cell, BWNN, Dragonfly), anunciado oficialmente em novembro de 2017. Gutt, que participou de duas temporadas do reality show americano The X Factor, no qual terminou a temporada de 2013 em segundo lugar, estreou em 2018 com “Stone Temple Pilots”, segundo álbum homônimo da banda, destacando as faixas “Meadow” e “Roll Me Under”. Na sequência veio um trabalho com pegada mais acústica e folk, “Perdida” (2020), que trouxe o single “Fare Thee Well”.

Em seus shows, o STP costuma apresentar músicas como “Plush”, “Vasoline”, “Down”, “Wicked Garden”, “Big Empty”, “Interstate Love Song”, “Crackerman”, “Dead & Bloated”, “Trippin’ on a Hole in a Paper Heart” e “Sex Type Thing”.

Stone Temple Pilots se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, e será headliner do Ice Stage.

Parkway Drive

Com sete álbuns completos, um EP, dois DVDs, diversos videoclipes, um split até um livro, “Ten Years of Parkway Drive”, o Parkway Drive surgiu em 2002 na cidade de Byron Bay (Austrália). Assim, Winston McCall (vocal), Jeff Ling e Luke “Pig” Kilpatrick (guitarras), Jia “Pie” O’Connor (baixo) e Ben “Gaz” Gordon (bateria) farão um show especial como um dos headliners do “Summer Breeze”.

Curiosamente, assim como a americana Metal Church baseou seu nome no apartamento onde músicos e amigos se reuniam em São Francisco, o Parkway Drive deriva do nome da rua “Parkway Drive”, onde os músicos ensaiavam no porão da casa do baterista, o chamado “Parkway House”. A história foi tão longe que, após o sucesso estrondoso do grupo, a prefeitura de Byron Bay começou a ter problemas com o furto seguido da placa da rua por fãs. Assim, o Conselho de Byron desistiu de substituir a placa por uma pintura na via. “A casa onde começamos é muito famosa agora. A família do nosso baterista ainda é a dona do lugar e até hoje ensaiamos lá antes de sair em turnê. É uma casa grande e a família aluga para outras bandas para poder ensaiar… É como um centro de música e é realmente um lugar bonito. É tão estranho, como ela se transformou em um ponto turístico”, declarou o vocalista Winston McCall ao Noisecreep.

Uma banda que sai da zona de conforto e obtém êxito. A inquietude está naturalmente fazendo os australianos conquistarem cada vez mais seguidores fãs e alcançarem as grandes arenas em suas extensas turnês. Porém, o esgotamento foi noticiado em abril de 2022, quando anunciou o cancelamento da turnê americana com Hatebreed, The Black Dahlia Murder e Stick to Your Guns. À época, afirmou: “a natureza implacável de estar nesta banda nos deu muito pouco tempo para refletir sobre quem somos como indivíduos, quem queremos ser e o pedágio que está cobrando sobre nós mesmos e nossas amizades”.

Globalmente elogiado por seu poderoso show, o Parkway Drive participa há tempos com destaque dos maiores festivais do mundo e foi a atração principal do Wacken Open Air, Summer Breeze, Bloodstock, Resurrection e Hellfest, além de constar no cast de dezenas de outros importantes eventos pelo mundo, incluindo Welcome to Rockville (EUA), Aftershock (EUA), Carolina Rebellion (EUA), Rock Am Ring (ALE), Rock Im Park (ALE) e Download Festival (ING). Agora é a vez de o grupo provar o seu valor na edição brasileira do “Summer Breeze”. Alguém duvida que será um grande show?

Parkway Drive se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, e será headliner do Hot Stage.

Lamb of God

O grupo americano Lamb of God fará a sua quinta passagem pelo Brasil no “Summer Breeze”. Randy Blythe (vocal), Mark Morton e Willie Adler (guitarras), John Campbell (baixo) e Art Cruz (bateria, Winds of Plague) atualmente promovem o álbum “Omens” (2022), que destacou participações de Jamey Jasta (Hatebreed) em “Poison Dream” e Chuck Billy (Testament) em “Routes”.

Criado em 1990 na cidade de Richmond/Virgínia (EUA) ainda com o nome Burn The Priest, com o qual lançou um álbum homônimo em 1999, o grupo estreou ao vivo em fevereiro de 1995. Já como Lamb of God veio “New American Gospel” (2000), que destacou o single “Black Label”, rendeu comparações com o Pantera e Slayer pela crítica e excelentes shows, que ajudaram no entrosamento até chegar a “As the Palaces Burn”, que saiu em 2003 e culminou no DVD “Terror and Hubris” gravado na turnê Headbangers Ball.

Como um nome estabilizado, com mais estrutura e o contrato com a Epic Records, saiu “Ashes of the Wake” (2004), que foi promovido em grande estilo no “Ozzfest”. Além dos singles “Laid to Rest” e “Now You’ve Got Something to Die For”, destacam-se as faixas “The Faded Line”, “Omerta” e “Blood of the Scribe”. Após o DVD “Killadelphia” (2005), veio “Sacrament” (2006), que rendeu até uma nomeação ao Grammy com a faixa “Redneck”, um dos destaques ao lado de “Walk with Me in Hell” e “Blacken the Cursed Sun”. O que nem todos sabem é que o material demorou para ser criado porque Blythe vinha lutando contra o vício do álcool. Conseguiu se livrar e aí inspirou a banda a compor letras mais pessoais.

Os mais recentes trabalhos, “Lamb of God” (2020) e “Omens” (2022), seguem mantendo o Lamb of God numa posição de destaque. “Quando tocamos uma música nova ao vivo e ela se sai bem, tenho a certeza de que as pessoas gostaram. Não me importo com a opinião dos outros, mas se a música não funcionar ao vivo eu coloco outra no lugar. A gente começou esta banda porque queria fazer música, não para impressionar as pessoas ou algo assim. Acho que todas as bandas de verdade começam assim. Se alguém começa uma banda porque quer ser um rockstar, ter vários fãs ou ser famoso está fazendo pelas razões erradas”, conclui o vocalista que, em parceria com a cervejaria escocesa BrewDog, lançou uma cerveja sem álcool chamada “Ghost Walker”.

Lamb of God se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Hot Stage.

Ingressos à venda na plataforma Ticket 360 pelo link: https://www.ticket360.com.br/summerbreeze

Ponto Físico de venda sem taxa de conveniência – Bilheteria Ticket360
Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100

Para mais pontos de venda físico (com taxa de conveniência) – www.ticket360.com.br

Mais informações sobre o festival em https://summerbreezebrasil.com/

Summer Breeze Brasil: line-up e informações