A cantora finlandesa Tarja Turunen retorna aos palcos do Brasil para o encerramento da turnê do seu quarto disco solo Colours in the Dark, lançado em agosto de 2013. O Colours in the Road 2015 conta com sete apresentações confirmadas em solo brasileiro, que acontecem nas cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Recife.

A música clássica foi o primeiro amor da soprano Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli que iniciou seus estudos na música clássica aos quinze anos de idade e posteriormente aperfeiçoou-se no estilo na Academia Sibelius na Finlândia e por fim na Universidade de Música de Karlsruhe na Alemanha. A finlandesa tornou-se uma das vozes femininas mais importantes do metal sinfônico, por integrar uma das bandas percursoras do gênero, Nightwish.

As raízes clássicas da cantora a incentivaram no início de sua carreira solo, que se iniciou em 2004, com o lançamento do seu primeiro EP Yhden Enkelin Unelma, porta de entrada para seus projetos natalinos que ocorrem anualmente desde então. Tarja vêm nos mostrando uma grande versatilidade no estilo clássico, trazendo em sua carreira, cada vez mais projetos voltados para o estilo. Fundindo gêneros e culturas diferentes a cantora nos apresentou projetos como “Tarja Turunen & Harus ” e ” Beauty & The Beat” – Harus apresenta peças tradicionais e modernas enquanto o “Beauty and The Beat” cria uma conexão entre a música clássica e o rock, que se completa com a presença da orquestra e coro.

Esse ano a finlandesa nos surpreende novamente com o projeto clássico Ave Maria In Plein Air, onde interpretam diferentes músicas intituladas Ave Maria, que possuem entre si compositores e estilos clássicos completamente diferentes, nos apresentando seu avanço ao longo do tempo. O repertório não nos mostra apenas sua paixão e sua inconfundível técnica em interpretar os clássicos, ele nos afirma o quanto a cantora está envolvida com o gênero, nos trazendo pela primeira vez sua colaboração composicional para o estilo clássico.

Confira abaixo informações sobre os ingressos para os shows da turnê:

17/outubro – Recife, no Clube Portugues
https://ticketbrasil.com.br/show/2919-tarjaturunen-pe/

18/outubro – Fortaleza, no Complexo Armazém
http://www.ticket4u.com.br/

21/outubro – Belo Horizonte, no Music Hall
http://www.centraldoseventos.com.br/comprar/tarja-em-bh-21-de-outubro

23/outubro – Salvador, Barra Hall Dourado
http://www.ingressorapido.com.br/evento.aspx?ID=39752

24/outubro – São Paulo, no HSBC Brasil
http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=39018

25/outubro – Curitiba, no Vanilla Music Hall
https://ticketbrasil.com.br/show/2857-tarjaturunen-pr/

28/outubro – Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country
http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=41608

Gustavo Pavan

Headbanger, técnico em informatica, programador e produtor de shows underground.