Uli Jon Roth: show no Manifesto Bar terá antigos clássicos do Scorpions

  • Post author:

O lendário guitarrista alemão Uli Jon Roth retornará ao Brasil para uma apresentação repleta de clássicos de sua ex-banda, Scorpions. O evento será realizado no dia 29 de março (sábado) a partir das 18h, no Manifesto Bar, em São Paulo (SP).

Nascido a 18 de dezembro de 1954, em Düsseldorf (ALE), Uli Jon Roth foi um dos pioneiros do estilo Neoclássico, popularizado pelo sueco Yngwie Malmsteen. Formou o Dawn Road no começo dos anos 70 mas a notoriedade veio em 1973, quando substituiu Michael Schenker no Scorpions. Uli trouxe novos elementos para a música da banda por meio de suas grandes influências: Jimi Hendrix e a Música Clássica.

Sua formação foi completamente erudita, iniciando, logo cedo, a prática musical com o trompete, e já aprendendo a ler e escrever partituras. Depois seguiu para violão clássico, piano, violino e guitarra. Com a bagagem da música clássica, Uli passou a transpor obras do estilo para a guitarra. “O primeiro instrumento que aprendi a tocar foi o trompete, e foi nessa época que aprendi a ler música. Pouco tempo depois, comecei a estudar violão clássico, depois piano e violino. Todos estes instrumentos são muito ligados à música clássica e eu a estudei a fundo. Então, desde a época do Scorpions esta influência sempre esteve muito forte em mim”, explica. “Se você ouvir, por exemplo, a Fly To The Rainbow perceberá uma introdução que compus influenciado por compositores clássicos como o Villa-Lobos. Este é bem conhecido aí no Brasil!”, acrescenta.

Após cinco anos com o Scorpions, Uli formou o Electric Sun e então seguiu carreira solo, se destacando com Transcendental Sky Guitar Vol I & II (2000), no qual interpreta obras clássicas, músicas de Jimi Hendrix e composições próprias, e Metaporphosis Of Vivaldi’s Four Seasons (2003), interpretando As Quatro Estações de Vivaldi. Uli tem sua própria guitarra, a Sky Guitar, desenvolvida em parceria com o luthier grego Andreas Demetrion, que apresenta sete cordas e quarenta trastes.

Próximo de completar 60 anos de idade, o guitarrista segue encantando fãs e músicos. Sua passagem pelo Scorpions, com o qual gravou os álbuns Fly To The Rainbow (1974), In Trance (1975), Virgin Killer (1976), Taken By Force (1977) e o ao vivo Tokyo Tapes (1978), é sempre lembrada. Assim, o guitarrista promete executar clássicos como All Night Long, The Sails of Charon, We’ll Burn the Sky, In Trance, Fly to the Rainbow, I’ve Got To Be Free, Polar Nights, Dark Lady e Pictured Life.

Os ingressos para o show de Uli Jon Roth custam a partir de R$ 90. Confira o serviço completo na agenda do Portal do Inferno.

Fonte: Brasil Music Press

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!