X-Japan & Loudness: ex – baixista morre em circunstâncias polêmicas

  • Post author:

Taiji Sawada, 45, ex-baixista das bandas japonesas X Japan e Loudness, morreu na noite de 17 de junho após causar tumulto em um vôo para os Estados Unidos, ser preso e se enforcar em sua cela.

Taiji era um passageiro de um vôo de Narita, Japão, para Saipã, ilha dos Estados Unidos, em 11 de junho. Pouco antes do pouso, uma aeromoça ouviu um tumulto na classe executiva. Ao verificar, encontrou Taiji se debatendo com uma mulher. O ex-baixista foi mudado de lugar, mas logo voltou a atrapalhar o vôo chutando o assento a sua frente e esmurrando uma janela do avião.

Após a aterrissagem, o japonês foi preso pelas autoridades locais. Enquanto aguardava julgamento, Taiji se enforcou com os lençóis de sua cela no dia 14. Ao ser levado para um hospital, foi internado na UTI com suas funções vitais sendo mantidas através de aparelhos, diagnosticado com morte cerebral. Sua noiva e sua mãe autorizaram o desligamento dos aparelhos na noite do dia 17.

A banda X Japan atingiu sucesso milionário em seu país ainda com Taiji, em 1989, não apenas se consagrando, mas também criando um novo mercado com um novo movimento musical: o visual kei. Após vários desentendimentos com Yoshiki Hayashi — baterista, pianista, líder e compositor do grupo — foi demitido, dando lugar ao novo baixista Heath.

Depois da dissolução em 1997, os membros da banda continuaram a chamar atenção por trabalhos solo e escândalos. O guitarrista Hideto Matsumoto cometeu suicídio em 1998, aos 33 anos. No mesmo ano, o vocalista Toshimitsu Deyama abriu um processo contra seu próprio irmão, que tentou impedir o cantor de doar grandes somas de dinheiro para a seita de um músico conhecido apenas como Masaya — por sua vez, acusado e inocentado do crime de pedofilia em 2004. Em 2010, Toshimitsu se divorciou de sua esposa após descobrir um caso entre Masaya e ela, declarou falência e processou a Home of Heart, gravadora de Masaya, por se apropriar indevidamentede sua renda pessoal por 12 anos.

X Japan se reuniu novamente em 2007, iniciando uma campanha internacional. Lançou músicas novas em serviços legais de download, incluindo “I.V.”, trilha do filme “Jogos Mortais IV”, e, em 2010 e 2011, realizou shows nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Sua atual turnê mundial tem shows marcados na América Latina em setembro, incluindo Brasil, Chile, Peru e México.

A banda ainda não se manifestou sobre a morte de Taiji.

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe um comentário