Por: (Arte Metal)

Após o ótimo “Under the Red Cloud” (2015) em que os finlandeses do AMORPHIS atingiram um nível altíssimo de criatividade, a banda retorna com “Queen of Time” para tentar superar isso e ao ouvir o trabalho, nota-se que atingiram o objetivo. E, melhor ainda, sem dar segmento ao antecessor e mesmo assim mantendo a identidade da banda.

Quem conhece sabe que hoje em dia o Amorphis tem seu próprio estilo, depois de ser um dos pioneiros do Melodic Death Metal e um dos principais nomes do Gothic/Doom. Estilos, aliás, que ainda são encontrados em sua sonoridade que hoje se mescla com diversos outros elementos.

“Queen of Time” é um disco que traz tudo que a banda propõe e mais um pouco, resgatando um pouco do peso e agressividade que devagar foram deixados de lado nos lançamentos dos anos 2000. Isso é uma dádiva, já que TOMI JOUTSEN é especialista no assunto, inclusive tendo um dos melhores guturais que já se ouviu.

Aliás, este é o oitavo disco com o vocalista, que acaba se tornando o principal ‘frontman’ da carreira da banda, que traz no novo trabalho uma sonoridade ao mesmo tempo direta, ao mesmo tempo diversificada e ao mesmo tempo trabalhada, com levadas intrincadas, quebradas e variação rítmica intensa. Coisas que só o AMORPHIS consegue fazer.

Mas sejamos honestos, a principal característica de “Queen of Time” é como ele é um disco com ‘feeling’ e emotivo. As melodias levam a isso, e incluir arranjos tão belos com instrumentos de sopro, sintetizadores bem escolhidos e o peso necessário nas músicas, o transforma em um dos melhores álbuns da banda.

Toda essa versatilidade imbuída nas linhas vocais, com os guturais aparecendo com ênfase novamente é de emocionar quem acompanha a banda faz tempo. Já os novos fãs virão a banda trazendo tudo que ofereceu em sua carreira num disco só. Imaginar que a versão nacional ainda vem com duas bônus…

Amorphis - Queen of Time

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. The Bee
  2. Message in the Amber
  3. Daughter of Hate
  4. The Golden Elk
  5. Wrong Direction
  6. Heart of the Giant
  7. We Accursed
  8. Grain of Sand
  9. Amongst Stars
  10. Pyres on the Coast
  11. As Mountains Crumble
  12. Brother and Sister

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.