Por: (Arte Metal)

Os suecos do Anata surgiram em 1993 praticando aquele Death Metal dotado de melodia que um dia recebeu o rótulo de Gotemburg Sound e mais tarde Melodic Death Metal. Até então, o grupo lançou quatro álbuns completos – sendo o último em 2006 – e este The Infernal Depths of Hatred é seu debut.

Originalmente lançado em 1998 pela renomada Season of Mist, o trabalho recebeu uma ótima remasterização e ganha esse relançamento por parte da KaosKvlt em vinil “12. O disco não chegou a figurar entre os medalhões do estilo, mas depois de uma audição apenas, o ouvinte sentirá a injustiça.

O trabalho traz tudo que o estilo proposto pede, ou seja, velocidade, técnica apurada (inclusive em dose extra em relação a muitos outros lançamentos da época) e uma melodia muito bem dosada, que não deixa a agressividade ser adocicada em momento algum.

Os riffs são mais pesados do que se costuma ouvir no estilo e mais brutos, sendo que a cozinha segue a linha veloz que lhe é imposta. Os vocais aqui não soam tão rasgados e ficam entre um meio termo com o gutural. Em alguns momentos soam como cães bravos latindo, se é que o leitor me entende.

A produção pra época era de primeira linha e já andavam passos à frente, sendo que com a remasterização soa ainda mais atual. Entre arranjos e passagens dedilhadas, que a banda encaixa muito bem, além de climas que se alternam em fúria e melancolia, faixas como Slain Upon His Altar, Those Who Lick the Wounds of Christ e Aim Not at the Kingdom High são os grandes destaques. Essa nova versão ainda ganhou como bônus um cover para Days of Suffering, do Morbid Angel.

Anata - The Infernal Depths of Hatred

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Released When You Are Dead
  2. Let the Heavens Hate
  3. Under Azure Skies
  4. Vast Lands/Infernal Gates
  5. Slain upon His Altar
  6. Those Who Lick the Wounds of Christ
  7. Dethrone the Hypocrites
  8. Aim Not at the Kingdom High

Links sobre a banda:

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.