Por: (Arte Metal)

O ANVIL é uma banda legal pra caramba, que tem uma história muito interessante e conta com um dos ‘frontman’ mais carismáticos (e caricato) do Metal mundial. Ao mesmo tempo, o grupo que em seu início chegou a lamber a cara do ‘mainstream’, passou a ser ‘cult’ e nunca teve o reconhecimento que merecia.

Após o documentário “Anvil: The Story of Anvil” (2008), que mostrou que a banda levava uma vida normal no ‘underground’ (incluindo aí calotes nos shows, dificuldades para lançar um álbum e seus músicos com empregos normais), o grupo deu uma guinada, mas sua sonoridade continuou a de sempre. Isto é, um Metal poderoso, honesto e feito por quem entende do assunto.

O título “Anvil is Anvil” não poderia soar mais propício, afinal, o décimo sexto disco de estúdio da banda define exatamente o que é esse trio canadense. O Heavy Metal continua intacto, com sua pegada certeira e ainda traz, de leve, algumas levadas Hard (do início de carreira) e o tradicional flerte com o Thrash Metal que sempre fez parte da sonoridade da banda.

Individualmente, o vocalista e guitarrista Steve “Lips” Kudlow faz um trabalho impecável, com riffs excelentes e sua típica e tradicional interpretação. O baixista Chris Robertson faz seu arroz com feijão sem se comprometer, sendo que Robb Reiner é o destaque individual do trabalho. Como toca este baterista, que precisão, que versatilidade e que pegada! Impressiona como ele explora seu kit, encaixando batidas e viradas complexas até mesmo em composições mais simples.

O início com músicas como “Daggers and Rum” e “Up, Down, Sideways” é Speed/Heavy Metal puro e irá agradar as fãs das antigas, sendo que ainda pode-se destacar faixas como “Zombie Apocalypse, It’s Your Move, Ambushed” e “Fire on the Highway“. A produção de Martin ‘Mattes’ Pfeiffer em parceria com a própria banda também merece menção pela timbragem perfeita e natural!

Anvil

Nota: 8,5

 

Tracklist:

  1. Daggers and Rum
  2. Up, Down, Sideways
  3. Gun Control
  4. Die for a Lie
  5. Runaway Train
  6. Zombie Apocalypse
  7. It’s Your Move
  8. Ambushed
  9. Fire on the Highway
  10. Run like Hell
  11. Forgive Don’t Forget
  12. Never Going to Stop

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.