Por: (Arte Metal)

O AVENGER é o embrião do RAGE, grupo renomado alemão comandado por PETER “PEAVY” WAGNER e que é muito apreciado até os dias de hoje. “Prayers of Steel” é o único disco completo da banda, que lançou antes disso três demos e após um EP, além de uma compilação.

O trabalho, obviamente se assemelha ao Rage, mas é mais visceral e traz influências de NWOBHM em algumas faixas – inclusive, há um Avenger britânico também que lançou bons álbuns em prol deste movimento. Algumas peculiaridades, no entanto, fazem do AVENGER alemão único.

Primeiro o trabalho de guitarra que mostra um senso criativo bem interessante com riffs potentes, dignos da palavra Heavy Metal. A sessão rítmica mostra uma pegada intensa, e técnica que já permitia à banda uma variação de andamentos muito interessantes. A faixa título é um deleite neste sentido.

Aliás, confira as ótimas Battlefield, que abre o disco e já fica na mente de início, os riffs lindos de South Cross Union, Halloween e Rise of The Creature. Repare como “PEAVY” cantava notas mais altas e não por ser jovem, mas pela pegada mais Speed que o AVENGER possuía.

Mas, a cereja do bolo deste lançamento nacional são os bônus, pois além de trazer a versão remasterizada do trabalho, o lançamento é duplo. No disco um, temos o álbum e mais um EP “Depraved to Black” (1985) como bônus. No CD 2 as três primeiras demos marcam presença, lembrando que não foram intituladas e lançadas em 1984 e 1985. Ou seja, é toda uma discografia em dois disquinhos. Material documental!

Avenger - Prayers of Steel

Nota: 8,5

Link sobre a banda: 

Hellion Records

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.