Phelan – Wise And Free

Por: Alexandre Andrade

Este disco chega a ser assustador, tamanha quantidade de detalhes que se concentram em todas as canções. “Wise And Free“, da banda PHELAN, é um verdadeiro deleito para os amantes do Heavy Metal com inserções de sons étnicos. Mais um grande acerto da MS Metal Records, sem sombra de dúvidas.

A arte da capa já denuncia que estamos diante de um álbum conceitual. Sim, e neste caso, o tema não poderia ser melhor: A história do Paraná, tendo como epicentro a cultura Guarani. Tudo aqui é muito bem redigido, digno de alguém que se concentrou em um profundo trabalho de pesquisa. Apenas por este esmero, o PHELAN já ganhou mil pontos comigo! Música pra estes caras é arte, e da melhor qualidade.

Musicalmente o álbum agrada por trazer canções voltadas para o Heavy Metal, mescladas com sonoridades típicas dos Guaranis e executadas por quem entende do assunto, ou seja, dois nativos! Sim, os caras chamaram para participar desta obra de arte dois Guaranis, Mboejara e seu filho Kwaray Tupanju, que executaram a harpa Guarani, percussão e flautas, além de registrarem os cantos. Se até aqui nada do que eu escrevi te fez ter ao menos curiosidade sobre o PHELAN, parta para a máxima do São Tomé e escute as ótimas “Along the Way, The Dance of Transition” e “Wise And Free“.

Já deixei anotado aqui o título do álbum para, em dezembro, não esquecer de listá-lo como um dos principais lançamentos de 2018. Parabéns ao PHELAN e aos envolvidos por trazer este pedacinho do Paraná para o mundo!

Phelan - Wise And Free

Nota: 9.5

Tracklist:

  1. Ñamandu Okena
  2. Power Of The Night
  3. Storm Eagle
  4. The Dance Of Transition
  5. Wrong Ways
  6. Wise And Free
  7. Guardian Of Hell
  8. Along The Way
  9. Silent Warriors
  10. Time Traveller