Por: (Arte Metal)

Zak Stevens (Savatage, ex- Trans-Siberian Orchestra) e seu Circle II Circle chegam ao sétimo lançamento, fato que faz com que a banda mantenha a regularidade (até prolífica, de certa forma) em lançar trabalhos desde que surgiu em 2002. Reign of Darkness marca a estreia do baterista brasileiro Marcelo Moreira (ex-Almah).

Assim como o nome do disco e sua arte gráfica – a cargo do brasileiro João Duarte – denunciam, o trabalho é o mais pesado e obscuro da banda. Mantendo sua essência focada no Power/Prog Metal, o grupo adiciona elementos mais modernos e agressivos em sua música.

Talvez as guitarras de Christian Wentz e Bill Hudson (o outro brasileiro no grupo) sejam grandes responsáveis pelo clima e peso do disco, pois os riffs são o grande destaque, soando furiosos com afinação mais baixa e densidade acima do que é comum no grupo.

A cozinha enfatiza esse peso com linhas fortes, mérito do baixo de Mitch Stewart e da pegada de Moreira, que deu uma guinada na função. O mais interessante é que esse peso se contrasta com ótimas intervenções de teclados, a cargo de Henning Wanner, que dá o toque épico e belo às músicas.

Zak vem cantando bem como sempre e ainda contou com um ótimo trabalho de backings, realizado pelos próprios músicos com reforço de Paul Perry e Kristina Van Amburgh. A produção é uma das melhores da carreira da banda e ficou por conta do guitarrista Wentz.

Todas as composições estão bem estruturadas e as músicas são fortes, com bons refrãos e variação rítmica. Destaque para Victim of the Night, One More Day, Deep Within e a pesadíssima Sinister Love. Com uma discografia sólida, fica difícil afirmar se Reign of Darkness é o melhor disco da banda, mas com certeza um dos.

circleiicirclereigncd

Nota: 8,5

Tracklist:

01. Over-Underture
02. Victim of the Night
03. Untold Dreams
04. t’s All Over
05. One More Day
06. Ghost of the Devil
07. Somewhere
08. Deep Within
09. Taken Away
10. Sinister Love
11. Solitary Rain

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.