Por: (Arte Metal)

O Gothic Metal teve seu auge durante a primeira década dos anos 2000, se saturou e voltou aos porões do underground. Ajudou a projetar o hoje famigerado Symphonic Metal, inclusive. Mas, sempre se tratou de um excelente subgênero do Metal e jamais foi descartável.

A prova disso é a banda paulistana EVENDUSK, que se formou em 2016 e conta com jovens integrantes que mostram conhecer bem o estilo. Afinal, neste primeiro EP do quarteto, o ouvinte poderá viajar, em quatro composições, por praticamente todas as facetas do estilo.

Primeiro que a banda prioriza o nome Metal no estilo, utilizando o peso das guitarras com a densidade do baixo e pegada da bateria como foco principal. As linhas de teclado dão a atmosfera necessária às composições que tem a frente interpretações vocais estupendas de Lucia Ricardo, que soa natural e equilibrada, não exagerando em momento algum.

Ainda há incursões de gutural por parte de Wilson Souza, também baixista, mas não necessariamente em duetos e mais como um apoio em momentos oportunos. A faixa título que abre o disco, traz aquela veia mais orquestrada tanto explorada por ícones do estilo como TRAIL OF TEARS e TRISTANIA. Enquanto isso Winter, a melhor do disco, traz uma veia mais Dark/Atmospheric, dando aquele ar melancólico ao trabalho e com linhas de guitarra magistrais.

O momento mais sinfônico e pegajoso fica por conta de A Soul’s Agony, que tem forte refrão, enquanto Beneath the Surface é quase uma peça, com piano e voz de emocionar. Tudo com uma produção boa, que mescla peso e suavidade, e com timbres bem escolhidos. Prontos para um debut!

EvenDusk - Picture of a Paradise

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Picture of a Paradise
  2. Winter
  3. A Soul’s Agony
  4.  Beneath the Surface

Link sobre a banda: 

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.