Por: (Arte Metal)

O MASSACRATION não pode ser levado a sério dentro do Heavy Metal, mas sim dentro da arte de uma forma mais expansiva. Afinal de contas, música pesada (sim de verdade), teatro e muito bom humor se unem com um único objetivo: entreter. A ‘banda’ não é e nem causa problemas, problema tem quem se incomoda com a arte dos caras.

O grupo oriundo do seriado cômico da TV “HERMES & RENATO”, que também tirava sarro de cantor brega, grupo de axé, entre outras paródias, lançou dois CD’s de estúdio, singles e este é o segundo trabalho ao vivo, já que o primeiro foi “Live at ShowLivre Estúdio” de 2009. O hiato se deu pela morte do principal mentor do grupo (seriado e banda), Fausto Fanti, que se suicidou em 2014 e interpretava aqui Blond Hammet (guitarra).

Após o retorno em 2016 do “HERMES & RENATO”, que conta agora com o irmão de Fausto, Marco (na banda como Red Head Hammet), o Massacration também retornou e resolveu lançar este ótimo álbum/DVD, lançado pela Shinigami Records, que traz a essência do que o grupo representa.

Gravado em São Paulo, no Tropical Butantã, o show mostra que os caras sabem fazer Heavy Metal, pois Metal Avenger (Marco Antônio) toca de verdade e aprecia Metal, assim como o já conhecido BRUNO SUTTER, o DETONATOR, que inclusive trilha os caminhos ‘reais’ da música pesada em sua carreira solo (lembrando que Fausto ou Blond Hammet tocava de verdade). E a dupla conta com uma ótima banda de apoio, que não são identificados, e aparecem como El Mudo (baixo) e El Perro Loco (bateria).

O show é sensacional, divertido e muito bem tocado, com uma produção muito boa, captação de câmeras excelente (com detalhes) e uma galera participativa, que sabe o que significa a proposta do MASSACRATION. E sejamos honestos, as composições dos caras, mesmo propositalmente ‘clichezentas’, são melhores que muita coisa que vemos querendo ser levada a sério por aí.

Não é possível não admirar faixas como Metal Is The Law, Cereal Metal, a balada The Bull, Evil Papagali, Metal Massacre Attack (Aruê Aruô) e Metal Bucetation. Música pesada e muito bom humor, com direito a participação dos personagens Boça (Felipe Torres) e Joselito (Adriano Pereira), além dos atores de filmes adultos Kid Bengala e Fabianne Thompson, e a DJ, atriz e dançarina Sabrina Boing Boing, “Live Metal Espancation” é um espetáculo.

E mesmo diante de tanta boa música, energia e humor, a homenagem a Fausto Fanti (o Blond Hammet) arrepia com aplausos verdadeiros e um respeito mútuo entre banda e plateia. O DVD ainda conta com os clipes que a banda lançou durante a carreira, making of e opção de legenda.

Por fim, o mais legal de tudo é notar uma plateia tomada por headbangers com camisetas de bandas ‘de verdade’, que estavam ali pra se divertir e por abaixo todo estigma negativo que alguns jogam em cima da banda. Afinal de contas, se vocês acham que o MASSACRATION zomba do Metal ou rouba o lugar de muita banda, reveja seu conceito e se tiver banda, reveja o seu talento.

Massacration - Live Metal Espancation

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Metal is the Law
  2. Metal Milkshake
  3. The Mummy
  4. Cereal Metal
  5. Metal Glu Glu
  6. The Bull
  7. Metal Dental Destruction
  8. Lets Ride to Metal Land
  9. Evil Papagali
  10. Massacration
  11. Metal Milf
  12. Metal Massacre Attack
  13. Metal Bucetation

Link sobre a banda: 

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.