Por: (Arte Metal)

São mais de quarenta anos dedicados ao Heavy Metal, mesmo se partirmos do pressuposto que hoje o RIOT não é mais uma banda de alto escalão e acrescentou o V (5 em algarismo romanos) em seu nome, temos aqui um dos responsáveis pela consolidação do Metal norte-americano e por ajudar a criar o Power Metal. Isso mesmo.

“Fire Down Under” foi originalmente lançado em 1981 pela Elektra Records e recebe essa nova versão nacional através da Hellion Records. O disco é o terceiro do lendário grupo e último com o vocalista original Guy Speranza, morto em 2003 devido a uma pancreatite.

“Fire Down Under” é um disco que resume bem o que é o Riot. Heavy Metal em sua essência, mas com teores de Hard e o ainda inexistente Power Metal, que não era conhecido e concebido com tal na época. As quatro primeiras faixas do disco traz isso. Swords & Tequila e a faixa título primam pela velocidade e agressividade, sendo objetivas, com riffs pegajosos e melodia insana. A primeira mais cadenciada e Fire Down Under à velocidade da luz.

Feel The Same é aquela composição que eleva o status clássico do Metal, com uma levada mais branda, dedilhados de guitarras e fraseados dignos da NWOBHM. Enquanto isso Outlaw, mesmo pesada, carrega uma levada e refrão que nos remetem ao Hard Rock cru e simples.

Claro que o disco não se resume a essas composições, prova disso que faixas como Don´t Hold Back com seu riff e levadas cavalgadas e Run For Your Life completam o pacotão de destaques, mas com as não citadas ali, um pezinho apenas atrás. Impressiona a qualidade vocal de Guy e o a pegada da cozinha, com sua condução precisa das composições.

Essa versão ainda traz dois bônus, um para a Rock Heavy Misty Morning Rain e You’re All I Needed Tonight, um Hard Rock clássico e contagioso. Hoje um clássico absoluto, “Fire Down Under” alcançou o posto de 99 no chart 200 da Bilboard no ano de seu lançamento, o que é um marco e tanto. Obrigatório.

Riot V - Fire Down Under

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Swords and Tequila
  2. Fire Down Under
  3. Feel the Same
  4. Outlaw
  5. Don’t Bring Me Down
  6. Don’t Hold Back
  7. Altar of the King
  8. No Lies
  9. Run for Your Life
  10. Flashbacks
  11. Misty Morning Rain
  12. You’re All I Needed Tonight

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.