Turisas – Carioca Club – São Paulo/SP

      Pouco mais de dois anos após sua primeira e bem sucedida passagem pelo país, os finlandeses da banda de Folk Metal Turisas desembarcaram novamente por aqui para mais uma série de três apresentações, passando pelas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

      O grupo, formado em 1999, possui até o momento quatro álbuns lançados, sendo o mais recente deles “Turisas2013”, e que como o próprio nome já diz, saiu em 2013. A formação atual conta com Mathias Nygård (vocais), Jussi Wickström (guitarra), Jesper Anastasiadis (baixo), Jaakko Jakku (bateria), Kasper Mårtenson (teclado) e Olli Vänskä (violino).

       O show em São Paulo foi realizado no Carioca Club, mesmo local onde se apresentaram em 2013, e desde o começo da tarde, muitos fãs da banda já faziam fila na porta da casa aguardando ansiosos para ver os seus ídolos de perto mais uma vez.

       Por volta de uma hora e meia antes do show, a casa abriu suas portas e os fãs puderam se acomodar, cada um à sua maneira, procurando por um bom lugar, enquanto aguardavam o início da apresentação. Alguns pequenos estandes com roupas, acessórios e cd’s montados no fundo da pista formavam uma pequena feirinha para “entreter” o público, que ia chegando aos poucos.

       Também tivemos como atração mais uma performance do já tradicional grupo de demonstração de combates medievais de São Paulo, chamado Ordo Draconis Belli, que tem se apresentado em quase todos os shows do estilo Folk/Viking que acontecem na cidade, e são sempre muito bem recebidos pelo público.

       Com todos devidamente no “clima” da apresentação após as lutas medievais, mas com a casa recebendo apenas a metade de sua capacidade era então chegada a hora do tão aguardado show. As 19h30 em ponto, teve início a intro e os finlandeses um a um, como os rostos devidamente pintados de vermelho e preto, foram surgindo no palco até a entrada do vocalista Mathias Nygård, para o delírio dos presentes, começando a noite com a música “The March of the Varangian Guard”.

turisas 1

       A partir daí foi como estar se preparando para realmente entrar numa batalha, com a banda entoando seus hinos/coros épicos e os fãs pulando e cantando junto com eles quase que todo o tempo. Mathias regia o público enquanto os demais integrantes demonstravam muita simpatia e um ótimo entrosamento. Além de muito competentes em seus respectivos instrumentos, em muitos momentos ainda auxiliavam Mathias como seus “backing vocals”, principalmente nos refrões, com destaque especial para o talentoso violinista Olli Vänskä.

turisas 2

       Durante cerca de uma hora e meia de apresentação, a banda fez uma mescla bem interessante de todos os seus discos, passando por músicas como “To Holmgard and Beyond”, “Rex Regi Rebellis”, “Hunting Pirates” e a clássica “Battle Metal”, faixa do primeiro álbum que é sempre uma das mais esperadas pelos fãs, e foi um dos pontos mais altos da noite. A primeira parte do show foi encerrada com “We Ride Together”, faixa que fecha o último ábum.

      Depois de uma breve pausa, a banda retornou ao palco com “Stand Up and Fight”, uma de suas músicas mais conhecidas e que também empolgou muito a platéia. E como não poderia deixar de ser, os finlandeses finalizaram sua curta, porém energética apresentação com a já tradicional “Rasputin”, cover do grupo alemão de disco music Boney M., que fez um relativo sucesso nos anos 70, fazendo quem ainda tinha um pouco de fôlego guardado cantar e pular pela última vez na noite.

turisas 3

       No geral, foi um ótimo show para os amantes do Folk Metal, e se o público dessa vez não foi o esperado, talvez pela enorme quantidade de shows de Rock/Metal e das diversas bandas do estilo que tem se apresentado em nosso país nos últimos tempos, além é claro, do valor dos ingressos, certamente quem foi saiu de lá bastante satisfeito com o que viu, e já está torcendo para que a banda cumpra a promessa de logo retornar ao país para novos shows, quando estiver com um novo álbum.

Confira a galeria completa de fotos do show clicando aqui.

Setlist:
The March Of The Varangian Guard
A Portage To The Unknown
To Holmgard And Beyond
Rex Regi Rebellis
End Of An Empire
The Dnieper Rapids
For Your Own Good
Hunting Pirates
No Good Story Ever Starts With Drinking Tea
Battle Metal
We Ride Together

Bis:
Stand Up And Fight
Rasputin (Boney M. cover)