Por: (Arte Metal)

O STILL LIVING, após dois ótimos álbuns – “From Now On” (2012) e “Humanity” (2015) – chega aos seu primeiro disco conceitual e terceiro trabalho, mostrando ousadia no exato momento em que a banda pode se consolidar de vez no cenário Hard Rock brasileiro.

E a banda de Garanhuns/PE consegue passar pelo teste. Afinal, o grupo formado por Renato Costa (vocal), Eduardo Holanda (guitarras), Thiago Nascimento (teclados), Cleber Melo (bateria) e Aldecy Souza (baixo e pianos adicionais) consegue unir o melhor de seus primeiros discos com novos elementos e influências.

“YMMIJ” é um disco portentoso que afinca o pé no AOR / Melodic Rock sempre proposto pela banda, mas que traz um ar Prog em doses homeopáticas e mostra um amadurecimento natural na parte individual dos músicos. Tudo com ricos arranjos e uma melodia encaixada de forma certa, sem exagerar e/ou açucarar o som.

O disco traz em seu conceito a vida rotineira e depressiva de Jimmy (repare que o nome do disco é a palavra ao contrário) recheada de reviravoltas, percalços e problemas enfrentados em uma noite. Um lado bem oitentista que a banda nunca negou e que dá mais ênfase à qualidade de suas composições.

Não ousarei destacar uma ou outra música devido ao bom equilíbrio do ‘tracklist’, que ainda traz duas bônus lançadas exclusivamente na Europa e Japão. Só um adendo para a produção que é acima da média, mas pode soar um pouco mais cristalina e atual, se desprendendo um pouco dos manejos do passado e soar atemporal (mero detalhe). O STILL LIVING continua merecendo ainda mais atenção.

Resultado de imagem para still living ymmij

Nota: 8,5

Links sobre a banda:

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.