Por: (Arte Metal)

A essência do Heavy Metal oitentista pode ser conferida neste primeiro disco dos alemães do Stormwitch, banda que surgiu em 1979 como Lemon Sylvan e que carrega a atual alcunha desde 1981, sendo que entre os anos de 1994 e 2002 o grupo hibernou, mas mantém-se na ativa até hoje.

Como muitos grupos alemães daquela época, a sonoridade da banda ajudou a moldar o que chamamos de Power Metal, porém mantendo ainda aquela chama do Metal tradicional que arranca suspiros dos headbangers mais saudosistas.

Com um trabalho de guitarras primoroso, a cargo da dupla Lee Tarot e Steve Merchant, que mostram linhas poderosas com riffs variados e bem desenvolvidos, a banda consegue mostrar o poderio de seu som, que ainda contava com um baixo enfático de Ronny Pearson e uma bateria potente a cargo de Peter Lancer.

Entre músicas velozes e outras mais cadenciadas, o vocalista Andy Aldrian (único na banda até hoje) mostra uma interpretação unindo técnica e agressividade, como o Metal sempre pediu. Claro que a produção condiz com o que era oferecido na época, soando estridente e aguda, mas vale lembrar que isso não significa falta de qualidade e hoje soa como se fosse um verdadeiro charme.

Destaque sem dúvidas para faixas como Cave of Steenfoll, Priest of Evil e a faixa título. Vale destacar que a versão relançada pela Hellion Records ainda traz quatro faixas bônus ao vivo gravadas no Rockfabrik em 1984. Com uma boa qualidade pra época, as músicas mostram o poderio da banda ao vivo, além de uma faixa inédita, a então Light the Pyre. A embalagem digipack e o encarte recheado com texto e letras são um atrativo a parte. Material histórico.

Stormwitch - Walpurgis Night

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Cave of Steenfoll
  2. Priest of Evil
  3. Skull and Crossbones
  4. Werewolves on the Hunt
  5. Walpurgis Night
  6. Flour in the Wind
  7. Warlord
  8. Excalibur
  9. Thunderland
  10. Cave of Steenfoll (Live)
  11. Walpurgis Night (Live)
  12. Thunderland (Live)
  13. Light the Pyre (Live)

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.