Por: (Arte Metal)
O THE UNITY é a banda paralela de Henjo Richter (GAMMA RAY), que tem ao seu lado neste debut o vocalista Jan Manenti, Sascha Onnen (teclado, ex-MOB RULES), Stefan Ellerhorst (guitarra), Michael Ehré (bateria, GAMMA RAY) e Jogi Sweers (baixo).
Que é um grupo competente é evidente, mas o legal mesmo é ver que a banda foge um pouco do comum, apesar do foco óbvio de sua música. A banda aposta numa sonoridade voltada ao Power/Metal Melódico, mas que se atém de alguns clichês do estilo e adere a pegadas Hard Rock.
Não, isso não é algo novo no cenário, mas faz com que a saturação de todos os estilos mencionados ganhe uma ‘refrescância’ e que o álbum soe bem legal, na verdade. E olha que “The Unity” pode ser ouvido diversas vezes e continuar bacana, prazeroso, além de apresentar a cada audição novos elementos, o que o tornam ainda mais interessante.
O instrumental é simples, mas bem lapidado, segue alguns clichês, porém traz ótimos timbres, peso na medida certa e um trabalho de teclados que faz a diferença, não apenas endossa o ‘trampo’. Mas o legal mesmo são as melodias bem impostas e equilibradas, além dos ritmos alternados e fortes refrãos.
Por fim, o vocalista Jan Manenti é a cereja do bolo, com seu timbre vivo e alegre, além de um equilíbrio que só ganha pontos em sua interpretação. Destaque para músicas como The Rise And Fall, No More Lies (pegajosa, no bom sentido), Always Just You e Close to Crazy.
Nota: 8,5
Tracklist:
- Rise and Fall
- No More Lies
- God of Temptation
- Firesign
- Always Just You
- Close to Crazy
- The Wishing Well
- Edens Fall
- Redeemer
- Super Distortion
- Killer Instinct
- Never Forget
Links sobre a banda: