Por: (Arte Metal)

O THE UNITY é a banda paralela de Henjo Richter (GAMMA RAY), que tem ao seu lado neste debut o vocalista Jan Manenti, Sascha Onnen (teclado, ex-MOB RULES), Stefan Ellerhorst (guitarra), Michael Ehré (bateria, GAMMA RAY) e Jogi Sweers (baixo).

Que é um grupo competente é evidente, mas o legal mesmo é ver que a banda foge um pouco do comum, apesar do foco óbvio de sua música. A banda aposta numa sonoridade voltada ao Power/Metal Melódico, mas que se atém de alguns clichês do estilo e adere a pegadas Hard Rock.

Não, isso não é algo novo no cenário, mas faz com que a saturação de todos os estilos mencionados ganhe uma ‘refrescância’ e que o álbum soe bem legal, na verdade. E olha que “The Unity” pode ser ouvido diversas vezes e continuar bacana, prazeroso, além de apresentar a cada audição novos elementos, o que o tornam ainda mais interessante.

O instrumental é simples, mas bem lapidado, segue alguns clichês, porém traz ótimos timbres, peso na medida certa e um trabalho de teclados que faz a diferença, não apenas endossa o ‘trampo’. Mas o legal mesmo são as melodias bem impostas e equilibradas, além dos ritmos alternados e fortes refrãos.

Por fim, o vocalista Jan Manenti é a cereja do bolo, com seu timbre vivo e alegre, além de um equilíbrio que só ganha pontos em sua interpretação. Destaque para músicas como The Rise And Fall, No More Lies (pegajosa, no bom sentido), Always Just You e Close to Crazy.

The Unity

Nota: 8,5

 

Tracklist:

  1. Rise and Fall
  2. No More Lies
  3. God of Temptation
  4. Firesign
  5. Always Just You
  6. Close to Crazy
  7. The Wishing Well
  8. Edens Fall
  9. Redeemer
  10. Super Distortion
  11. Killer Instinct
  12. Never Forget

Links sobre a banda:

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.