20 anos do álbum “Titan’s Awakening” de Kronos e a sua inspiração na mitologia

  • Post author:
  • Post published:16 de agosto de 2021

Em agosto de 2001 foi lançado o Titan’s Awakening (“O Despertar de Titã”), o primeiro álbum oficial da banda Kronos. Neste mês, comemoram-se os 20 anos deste álbum inédito.

Kronos é uma banda francesa formada em 1994, na cidade de Thaon-les-Vosges. Os seus membros originais — Grams, Marot, Jeremy e Mike — criaram inicialmente uma banda de heavy-thrash-metal e apenas em 1996 passaram a tocar Death Metal, incluindo novos membros na banda.

Durante estes primeiros anos, Kronos lança um demo — “Outrance” — e um demo split — “Kronos / None Divine”, que conta com quatro títulos, mantendo o espírito da banda ativo. Mas é em 2001, após algumas substituições de membros da banda, que Kronos lança o seu primeiro álbum — Titan’s Awakening. Este álbum marca a era em que a banda se volta definitivamente para o Brutal Death Metal.

Neste mês comemoram-se os 20 anos do lançamento deste álbum que foi produzido e editado pela própria banda, sendo a porta para o sucesso de Kronos. Titan’s Awakening foi aclamado pelos fãs, conseguindo o primeiro contrato da banda com uma editora musical — a Warpath Records (antiga Shockwave). Após a celebração deste contrato, o álbum foi relançado com uma nova capa desenhada por Deather e foi vigorosamente divulgado pela editora, o que fortaleceu o êxito da banda.

Ao todo, Kronos permaneceu ativo durante mais de 20 anos, acabando por se separar em 2017, no Asylum Metal Fest. O seu último álbum foi lançado em 2015 pela Unique Leader Records, sendo intitulado de Arisen New Era (“Nova Era Surgida”).  Os últimos membros da banda antes da separação foram Jérôme “Grams” Grammaire, o único que esteve presente desde a sua formação em 1994, Tom Viel, Richard “Ricardo” Chuat, Trivette e Anthony Reyboz.

A temática lírica de Kronos

As letras das canções desta banda, assim como o nome da banda em si, são dedicados a mitologias das civilizações romana, egípcia e nórdica, mas focam-se especialmente na mitologia da Grécia antiga. A utilização de temas culturais e de mitologia não é uma novidade na música, mas especialmente no metal, as bandas ligam-se a mitos de civilizações antigas para contar as suas histórias e cativar o público.

Logo no início da criação da banda, foi escolhido este tema lírico quando definiram o nome de Kronos. Este nome foi inspirado no titã Cronos da mitologia grega, o líder dos titãs e pai de deuses poderosos como Zeus, Poseidon e Hades. O grande mito dos titãs que deu origem ao nome da banda foi também a inspiração para o seu primeiro álbum — Titan’s Awakening.

Estes títulos mostram a dedicação das bandas a estas temáticas, existindo bandas que se inspiram no significado das criaturas mitológicas para darem voz à sua música. Como exemplo, a Tritton inspirou-se na mitologia grega ao dar o nome do Deus do Mar — Triton — à sua banda pois, segundo o mito, este deus emitia um som para afugentar os gigantes que os fazia acreditar que vinha de uma besta poderosa. Os integrantes da banda acharam que esta seria a analogia perfeita para uma banda de heavy metal.

A música não é o único entretenimento que se baseia na mitologia, existem diversos segmentos que usam os mitos como forma de entretenimento. Um exemplo muito forte é a literatura, que tem grandes obras baseadas na mitologia da Grécia antiga, como a famosa série de livros Percy Jackson, muito aclamada pelo público mais jovem. No cinema, o conhecido filme Fúria de Titãs também dá vida ao mito dos titãs e deuses gregos. Outro exemplo é o mundo dos jogos, onde são criadas divertidas slot machines gratuitas com temática grega, nas quais é possível jogar slots clássicos ou vídeo slots com a temática do grande deus Zeus, o titã Cronos e muitos outros personagens. 

Além da mitologia grega, o folclore brasileiro também inspira bandas de metal, como a antiga Uirapuru, que escrevia letras baseadas no nosso folclore, músicas inspiradoras que contavam ao público a história de grandes mitos do nosso país. Há alguns anos essa banda foi reformulada e é agora Aquaria, uma banda de heavy metal brasileira de sucesso, que foi relembrada recentemente após um relançamento dos álbuns mais emblemáticos pela produtora Metal Relics. Fica aqui a homenagem ao primeiro álbum de Kronos e a sua inspiração musical. Esta é uma grande banda que, apesar da sua separação, continua a ser uma das maiores bandas de Death Metal.

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!