A banda de symphonic metal Amazon foi um nome bastante conhecido no início dos anos 2000. Seu primeiro álbum, Victoria Regia, foi lançado pela Hellion Records em 2005 e logo a banda ganhou as páginas de todas as principais publicações especializadas da época. Também fizeram shows de abertura para o Nightwish e Epica no Brasil e não demorou para que o Amazon fosse considerada a maior referencia desse segmento musical no país.
Atualmente formado por Sabrina Todt (vocal e flautas), Renato Angelo (guitarra e teclados), Newton Olivieri (baixo) e Marcos Frazão (bateria), o Amazon ainda lançou em 2004 o DVD Ao Vivo Em São Paulo (Via Funchal) e em 2010 o segundo disco de estúdio, Nature’s Last Ride.
O grupo está agora trabalhando em seu novo álbum, o terceiro da carreira, que será produzido por uma dupla de artistas muito respeitados no segmento do symphonic metal: Sander Gommans e Amanda Somerville.
Membro fundador do extinto After Forever, Sander Gommans atualmente toca com as bandas Trillium, HDK e Somerville/Kiske, embora priorize sua carreira como produtor musical. No novo disco do Amazon, ele ficará responsável pela produção de todas as partes de guitarra. Já a cantora Amanda Somerville, famosa pelos trabalhos junto ao Avantasia, Aina, After Forever, Epica e Kamelot, também tem uma carreira bastante expressiva como produtora, especialmente no que se refere a voz. Nesse novo álbum do Amazon, Amanda será responsável pela produção de todas as linhas vocais, além de também atuar com coacher de Sabrina Todt, inclusive participando de arranjos e letras.
Parte das gravações do álbum já estão ocorrendo em Campinas/SP, mas a banda embarca para a Holanda no próximo dia 22 de março onde se encontrarão com Sander Gommans e Amanda Somerville nos estúdios The Rock Station para dar continuidade ao trabalho. “Está sendo fantástico trabalhar com o Sander e a Amanda”, diz o guitarrista do Amazon, Renato Angelo. “Tivemos a oportunidade de fazer uma pré-produção detalhada para que o novo álbum seja referência na história do Amazon. O Sander é um músico do mais alto nível e agregou uma qualidade sem precedentes ao novo álbum. Fizemos um alinhamento de idéias e ele focou a produção exatamente onde queríamos: um álbum pesado, com muita guitarra, daqueles que manda a adrenalina lá em cima. E então a Amanda entrou com a produção das vozes, trazendo às músicas o feeling e a técnica que já conhecemos dos diversos trabalhos dela, resultando numa combinação explosiva de agressividade e sonoridade”.
Sobre possíveis mudanças na sonoridade do Amazon, Renato completa. “O Amazon sempre teve uma característica “old school” na sua sonoridade que o Sander conseguiu entender no primeiro riff e salientou isso em todo o álbum. Esse disco será certamente o mais pesado que já fizemos, mas sem perder a harmonia presente nos dois álbuns anteriores. Nós estamos muito entusiasmados com a nova produção e vivendo a melhor época do Amazon até agora, ao termos a oportunidade de fazer um trabalho conciso e consistente com dois grandes músicos e expoentes do metal mundial.”
Ainda sem título definido, o novo álbum do Amazon conterá dez faixas e deve ser lançado no início do segundo semestre.