Lamb of God

Conforme noticiado na semana passada, o Lamb of God faria um show em Kuala Lumpur, capital da Malásia no dia 28 de setembro. No entanto, a apresentação foi cancelada após o Departamento de Desenvolvimento Islâmico da Malásia (Jakim) contestar o evento, alegando que a banda infringe valores culturais e religiosos da sociedade do país.

O diretor-geral do Jakim, Datuk Othman Mustapha, disse em comunicado que a objeção se dá devido ao estilo musical da banda, que mistura o metal com a leitura de versos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. O diretor ainda completou alegando que a objeção está de acordo com a decisão do Comitê Fatwa, de que as práticas e atos de grupos de black metal são equivocadas e contrárias aos ensinamentos do Islã.

A decisão de cancelar o show foi tomada em uma reunião na última quarta-feira pelo Ministério de Comunicações e Multimídia. O ministro Datuk Seri Jamil Khir Baharom exigiu o cancelamento do show dizendo que o Lamb of God poderia causar “danos incalculáveis e decadência moral” entre os jovens.

Dr Mohd Asri Zainul Abidin, ex-mufti (autoridade islâmica) do Estado de Perlis, discorda da decisão: “As pessoas que fizeram a objeção deveriam levantar provas, como letras, para mostrar que os shows são realmente censuráveis e irão impactar negativamente a nossa sociedade e cultura. Uma performance pode ser banida se for provada que é imprópria, não apenas porque você não gosta dela”.

A banda se manifestou sobre o ocorrido: “É muito evidente (e frustrante) que os grupos, partidos e poderes que se ofendem com nossas músicas e letras analisaram o conteúdo superficialmente. Convidamos qualquer um que tenha se sentido ofendido para uma discussão onde possamos explicar as reais motivações por trás do nosso trabalho. Especialmente agora, que já criaram uma imagem sobre nós baseada em interpretações vazias. Pedimos desculpas aos nossos incríveis fãs da Malásia pelo cancelamento. Assim como agradecemos o apoio de quem se manifestou a nosso favor”.

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!