Quem foi à primeira edição do Summer Breeze Brasil pode ver ótimas atrações do hard rock mundial, como as veteranas Vixen e Skid Row e a jovem H.E.A.T. – e a segunda edição não será diferente.

Falamos um pouco aqui das atrações principais Gene Simmons Band, Mr. Big e Sebastian Bach, e agora falaremos do Dr. Sin, Eclipse, Sinistra, Nestor e Black Stone Cherry.

Dr. Sin

Se o Dr. Sin conta com um histórico de respeito quando o assunto é a presença em grandes festivais, entre eles o Rock in Rio, Hollywood Rock, M2000 Summer Concerts, Live N’ Louder, Skol Rock e Monsters of Rock, agora irá incluir o Summer Breeze Open Air Brasil em 2024. Afora isso, o trio, que conta hoje com os irmãos Andria Busic (vocal e baixo), Ivan Busic (bateria e vocal) e Thiago Melo (guitarra), já dividiu o palco com Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteen, Deep Purple, Bon Jovi, AC/DC, Glenn Hughes e Kiss. Promovendo “Back Home Again” (2019) e tendo lançado o CD/DVD “Acústico Dr. Sin”, gravado ao vivo no Teatro Safra (SP), o grupo também celebra os 30 anos do álbum de estreia, “Dr. Sin”.

O trio paulistano de hard rock surgiu através da união dos irmãos Andria (baixo) e Ivan Busic (bateria) com o guitarrista Eduardo Ardanuy. Os irmãos Busic, filhos do saudoso jazzista André Busic, começaram tocando nas bandas Prisma, Platina e A Chave do Sol. Após o lançamento do álbum “The Key” (1987), gravado por Ivan e que também contou com Andria como convidado, A Chave substituiu o saudoso guitarrista Rubens Gióia por Eduardo Ardanuy. Enquanto Ardanuy construía uma base sólida de fãs, que o aclamavam como um genuíno ‘guitar hero’, os irmãos Busic passaram pelo Slogan, Cherokee e a banda Taffo, onde obtiveram destaque com o álbum “Rosa Branca”. Na mesma época, a RCA contratou os Anjos da Noite, outra banda de hard rock/AOR que contava com a participação de Ardanuy, ao mesmo tempo em que Andria foi convidado a integrar o Ultraje a Rigor, embarcando numa turnê pelo Brasil.

Com o fim a banda Taffo em 1991 e a saída de Ardanuy do Anjos da Noite, Andria, Ivan e Edu se juntam para começar um trabalho instrumental, base do Dr. Sin. Os músicos ainda acompanharam Supla e, em 1992, o trio viajou para os EUA. “Em um dos shows que fizemos por lá, um diretor artístico da Warner estava presente”, lembrou Andria em entrevista à revista Roadie Crew. “Foi um dos shows mais vazios, mas sempre tocávamos felizes por estarmos fazendo o que sempre sonhamos fazer. No outro dia, recebemos uma ligação e eu atendi com um sono violento. Ele dizia ser da Warner e como tínhamos muitos amigos por lá, já fui respondendo assim: ‘OK e eu sou Jesus Cristo’ e bati na cara dele! (risos). Graças a Deus ele ligou de novo e o Ivan atendeu. E, resumindo muito, foi assim que assinamos com eles.”

 Antes mesmo do lançamento do debut, “Dr. Sin”, a banda se apresentou no Hollywood Rock e abriu para Ian Gillan. “Dr. Sin”, gravado em Stanford (EUA), no Carriage House e produzido por Stephan Galfas, foi lançado simultaneamente em nove países. A música de trabalho, “Emotional Catastrophe”, virou hit imediato e o clipe obteve o segundo posto no programa “Top 20”, da MTV. Os dois trabalhos seguintes, o pesado “Brutal” (1995) e “Insinity” (1997), também foram gravados nos EUA. “Insinity”, produzido por Michael Vescera (ex-Yngwie Malmsteen, Obsession e Loudness) e da própria banda, trouxe o hit “Futebol, Mulher & Rock’n Roll”.

Como de costume, o Dr. Sin se dedicou intensamente aos shows, acabando por fazer a abertura para o Dream Theater, além de se tornar a atração brasileira no festival Skol Rock, ao lado de Dio, Bruce Dickinson, Jason Bonham Band e Scorpions. Após o lançamento do primeiro ao vivo, “Alive” (1999), o trio passou por uma mudança com a adição do vocalista Michael Vescera, que gravou o álbum “Dr. Sin II” (2000), vendido junto a uma revista com distribuição nas bancas de todo o Brasil. De volta com a formação original e após anos fazendo shows, a banda lançou o CD/DVD “10 Anos ao Vivo” (2004) e um disco de covers em 2005, “Listen to the Doctors”.

“Bravo” (2007) destacou a faixa “Think it Over”, presente na trilha da novela Amor e Intrigas (Record). A banda seguiu lançando discos de impacto, começando por “Original Sin” (2009) – regravação do debut com duas bônus inéditas –, “Animal” (2012) e “Intactus” (2015). Porém, ainda em 2015, o Dr. Sin surpreendeu ao anunciar que estava encerrando atividades. Após a turnê de despedida os irmãos Andria e Ivan Busic montaram a banda Busic, que apresentou seu debut em 2017 – Ardanuy seguiu em carreira solo e hoje integra o Sinistra. Já o acreano Thiago Melo venceu a seleção com mais de 200 guitarristas para a banda Busic. O retorno do Dr. Sin, com a mesma formação da banda Busic, ocorreu em 2018 e já rendeu “Back Home Again” (2019) e “Dr. Sin Acústico” (2023).

Eclipse

Após o sucesso da apresentação do H.E.A.T na primeira edição, o Summer Breeze Open Air Brasil recruta outra banda de hard rock da cultuada cena sueca, o Eclipse. O grupo conta com Erik Mårtensson (vocal), Magnus Henriksson (guitarra), Victor Crusner (baixo) e Philip Crusner (bateria) e atualmente promove o álbum “Megalomanium”. “‘Megalomanium’ é o Eclipse prestando homenagem aos fãs através dos elementos que se tornaram marcas registradas no catálogo da banda, mas também ousando se aventurar em novos territórios inexplorados e sons. É um álbum repleto do DNA completo da banda, um mergulho destemido no fundo da piscina – ou, neste caso, no Lago Siljan, que cerca a ilha no centro da Suécia, onde gravamos toda a nossa música”, detalhou Erik Mårtensson.

O Eclipse gerou mais de 100 milhões de reproduções online e aproximadamente meio milhão de ouvintes mensais nas principais plataformas de música, tornando-os uma das maiores bandas de rock a surgir da Suécia nos últimos anos – o novo single, “Got It!”, acumulou mais de 97 mil reproduções apenas no Spotify.

Sobre o segredo da banda, Erik Mårtensson, que é um compositor de mão cheia e produtor, além de também fazer parte do projeto W.E.T. ao lado de Jeff Scott Soto e Rober Säll (Work Of Art), detalhou: “O Eclipse tem músicas empolgantes, excelentes riffs de guitarra e um senso de melodia bem cativante. Nós vamos do som mais Pop ao Metal em várias composições. Esse é o senso comum que você costuma encontrar no Hard Rock/AOR em geral. O mais importante de tudo é pensar na melodia e no quanto ela pode cativar”.

Fundado na cidade de Estocolmo em 1999, o grupo tem lançado álbuns memoráveis e continua a evoluir com trabalhos recentes, como “Wired” (2021), “Paradigm” (2019) e “Monumentum” (2017). O álbum de estreia, “The Truth and a Little More”, foi lançado em 2001 e contou com participações especiais de Kee Marcello (guitarra, ex-Europe) e do saudoso tecladista Mats Olausson (ARK, Yngwie Malmsteen). Posteriormente, o Eclipse assinou contrato com a gravadora italiana Frontiers Records, que lançou “Second To None” (2004), “Are You Ready to Rock” (2008) e “Bleed & Scream” (2012), que entrou nas paradas de sucesso na Suécia na posição 44. “O considero muito importante, porque encontramos nossa identidade musical nele, ou seja, conseguimos colocar todas nossas influências e as músicas saíram exatamente da maneira que queríamos. Isso se refletiu nas melodias, que são o ponto alto do disco”, analisou o vocalista certa vez à revista Roadie Crew a respeito de “Bleed & Scream”.

Em fevereiro de 2015, a banda lançou seu quinto álbum, “Armageddonize”, que estreou na posição 49 nas paradas suecas. Em 30 de novembro daquele ano, a Sveriges Television anunciou que o Eclipse participaria da edição de 2016 do festival da canção Melodifestivalen. Depois vieram “Monumentum” (2017), “Paradigm” (2019), “Wired” (2021) e “Megalomanium” (2023). A banda já acumula clássicos em sua carreira, como “Viva La Victoria”, “Roses On Your Grave”, “Runaways” e “Saturday Night (Hallelujah)”. “Quando criamos a banda queríamos fazer algo parecido com nossos heróis, mas da nossa maneira. Bandas como AC/DC, Whitesnake e tudo que ouvi nos anos 80 foram nossa inspiração. Fizemos nosso primeiro disco em 2001 e, aos poucos, fomos nos encontrando e conseguimos encontrar nossa sonoridade atual, com a qual mais nos identificamos”, comentou Mårtensson certa vez à revista Roadie Crew.

Sinistra

Sinistra, banda paulistana de heavy metal formada em 2016, conta com line-up estrelado: Nando Fernandes (vocal, ex-Hangar, Cavalo Vapor e outras), Edu Ardanuy (guitarra, ex-Dr. Sin), Luis Mariutti (baixo, ex-Angra, Shaman, Andre Matos e Firebox) e Rafael Rosa (bateria, ex-Andre Matos e Ancesttral). Com um repertório consistente e letras em português, o quarteto lançou em 2022 o aclamado álbum de estreia, homônimo, eleito um dos destaques do ano pela revista Roadie Crew.

Segundo Ardanuy, o álbum é o resultado de um longo período de pesquisa à procura de uma sonoridade densa, pesada, sombria e sem exageros ou firulas. “Acho que conseguimos um bom resultado, uma sonoridade diferente na cena do rock nacional e estamos prontos pra cair na estrada, lugar onde toda banda gosta estar, mostrando seu trabalho para os fãs”, comentou.

A promoção do material foi amparada pelos vídeos “Quem é você?”, “Viver”, “Nada é mais igual (Lockdown)” e “O Amanhã” (ao vivo), além de diversas apresentações, incluindo a ocorrida no palco Waves Stage do Summer Breeze Open Air Brasil de 2023. “A Sinistra teve a oportunidade de tocar no Summer Breeze 2023 no palco Waves Stage e foi uma experiência incrível. Voltar em 2024, agora em um dos palcos principais, será realmente um dos momentos mais importantes da nossa existência”, declarou o vocalista Nando Fernandes.

“O Summer Breeze chegou ao Brasil para revolucionar os festivais. Esse ano, tive uma experiência incrível tocando com o Shaman e a Sinistra, vivenciando dois palcos do festival e todo o profissionalismo das equipes, além de me divertir com os amigos de longa data, e conhecer muitos artistas incríveis. 2024 serão três dias e a Sinistra já está confirmada para tocar em um palco ainda maior. Para mim, é uma honra participar dessa revolução e contribuir com a minha música para um evento tão importante. Minha missão agora é estar presente em todos os dias do festival em 2024. Nos vemos lá!”, concluiu o baixista Luis Mariutti.

Nestor

Os suecos Tobias Gustavsson (vocal), Jonny Wemmenstedt (guitarra), Marcus Âblad (baixo), Martin Johansson (teclado) e Matthias Carlsson (bateria) tiraram o nome Nestor do mordomo do Capitão Haddock na história em quadrinhos As Aventuras de Tintin. Embora tenha sido criada em 1989, quando os integrantes tinham apenas idade entre 14 e 16 anos, a banda de Falköping encerrou as atividades precocemente. No entanto, a amizade dos amigos de infância prevaleceu e, mais de 30 anos depois, o Nestor voltou e apresentou seu álbum de estreia, “Kids In A Ghost Town”, em 2022.

Músicas contempladas no debut, como “On the Run”, “Perfect 10”, “Firesign” e a faixa-título, “Kids In A Ghost Town”, possuem um contexto lírico próprio e pessoal, com um garoto com grandes ambições que mora numa pequena cidade do interior. “Tomorrow”, por exemplo, automaticamente foi vista pelo vocalista como uma música que poderia ter um dueto, pois no subconsciente ele tinha em mente os pôsteres dos anos 80. Hoje, com mais de 275 mil visualizações no YouTube, a decisão de contar com a consagrada cantora inglesa Samantha Fox se mostrou acertada.

Com uma inspiração na música dos anos 80/90, como também em filmes e revistas, a nostalgia está na moda. O single “1989”, que indica bem a fase em que o grupo foca sua musicalidade, teve 335 mil visualizações, se tornando uma grande sensação do hard rock sueco.

“Nossa missão é proteger o legado do hard rock e reinventar a iconografia do rock”, diz a banda, que já se apresentou em grandes festivais na Europa como Sweden Rock Festival, no Monsters of Rock Cruise (EUA) e hoje já até cultua um festival próprio chamado Nestorfest, onde dividiu o palco com Alphaville, Lambretta, Nik Kershaw e Electric Boys. O Nestor está pronto para contagiá-lo com sua energia retrô num dos palcos do Summer Breeze Open Air Brasil.

Black Stone Cherry

Originária de Edmonton, no Kentucky (EUA), a banda Black Stone Cherry faz um som inspirado no hard, southern rock e classic rock tipicamente americano e no estilo Lynyrd Skynyrd. Chris Robertson (vocal e guitarra), Ben Wells (guitarra), Steve Jewell Jr. (baixo) e John-Fred Young (bateria) atualmente divulgam “Screamin’ at the Sky”, seu oitavo disco de estúdio.

Famosa por misturar uma sonoridade pop ao hard rock, a banda possui alguns álbuns de sucesso, incluindo o debut homônimo, lançado em 2006. Músicas como “Lonely Train” e “Hell & High Water” foram sucesso imediato em rádios no mundo todo e nas plataformas digitais, sendo até hoje faixas que marcam presença nos setlists dos shows. Os álbuns seguintes – “Folklore and Superstition” (2008), “Between the Devil & the Deep Blues Sea” (2011), “Magic Mountain” (2014) e “Kentucky” (2016) – foram muito bem recebidos pela crítica e pelos fãs. “Kentucky”, que a banda chamou de “um retorno às suas raízes”, alcançou 40º lugar no Top 200 e o primeiro lugar na parada de álbuns de Hard Rock nos EUA.

Os álbuns “Family Tree” (2018) e “The Human Condition” (2020) continuaram trilhando o mesmo sucesso, trazendo um hard rock contagiante e muito bem produzido. Agora, com um novo álbum na bagagem, o Black Stone Cherry quer mostrar que é uma das maiores bandas de southern rock do mundo.

“Acho que somos mais parecidos com uma banda de southern rock. Porém, uma de minhas citações favoritas sobre nós remonta a quando o nosso primeiro álbum foi lançado. Um jornalista em algum lugar disse: ‘Se o Metallica e o Lynyrd Skynyrd se encontrassem em um beco, o Black Stone Cherry seria o resultado’. Sempre amei essa citação. Existem elementos de ambos os estilos em nossa música. Acho que nos tornamos mais uma banda de southern rock. Quanto mais velhos ficamos, apenas queremos sorrir e tocar rock’n’roll”, disse certa vez Chris Robertson à revista Roadie Crew.

“Screamin’ At The Sky” marca uma nova fase para Black Stone Cherry, que certamente trará este novo momento para o festival Summer Breeze Open Air Brasil com um setlist recheado de músicas incríveis.

Sobre o Summer Breeze Brasil

A segunda edição do Summer Breeze Open Air Brasil ocorre nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2024 no Memorial da América Latina, em São Paulo (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo, SP – ao lado do terminal rodoviário e das estações de trem e metrô).

Além das performances eletrizantes, o Summer Breeze Open Air Brasil oferece uma experiência completa com Feira Geek, Summer Expo TattooHorror Expo, uma diversidade gastronômica, lounges premium, Espaço Kids, lojas com uma variedade de produtos do universo rock, e merchandising variado do festival e das bandas participantes, garantindo entretenimento e diversão para todos os gostos.

Line-up e horários das apresentações

Os ingressos podem ser adquiridos em https://www.clubedoingresso.com/evento/summerbreeze2024

VALORES
SUMMER CARD* (5° lote)- R$ 1.230 (disponível apenas 26/4) e R$ 615 (meia-entrada – disponível ainda para os três dias)
SUMMER CARD SOCIAL* (5° lote) – R$ 720 (disponível ainda para os três dias)
SUMMER CARD PASS* – 3 dias (4° lote) – R$ 3.570 (inteira – ESGOTADOS) e R$ 1.785 (meia-entrada – ESGOTADOS)
SUMMER LOUNGE CARD* – R$ 750 (necessário ingresso de acesso ao evento)
SUMMER LOUNGE PASS* – 3 dias – R$ 2.100 (necessário ingresso de acesso ao evento)
– GRAAC ESPECIAL – doação de 1kg de alimento não perecível
GRAAC ESPECIAL SUMMER CARD – R$ 565 (um dia à escolher)
GRAAC ESPECIAL SUMMER CARD PASS – 3 dias – R$ 1.650
GRAAC ESPECIAL SUMMER LOUNGE CARD – R$ 665 (um dia à escolher, necessário ingresso de acesso ao evento)

*TIPOS DE INGRESSOS

SUMMER CARD

Ingresso que dá acesso à todas as áreas e atividades do festival por um único dia, exceto ao Summer Lounge e suas propriedades exclusivas (credenciamento e entrada privativas, bares e banheiros privativos, front row nos palcos Hot & Ice, apoio de bar nos palcos principais).

SUMMER CARD SOCIAL

Ingresso que dá acesso à todas as áreas e atividades do festival por um único dia, exceto ao Summer Lounge e suas propriedades exclusivas (credenciamento e entrada privativas, bares e banheiros privativos, front row nos palcos Hot & Ice, apoio de bar nos palcos principais) – disponível para todo o público mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

SUMMER CARD PASS
Ingresso que dá acesso à todas as áreas e atividades do festival nos três dias do evento, exceto ao Summer Lounge e suas propriedades exclusivas (credenciamento e entrada privativas, bares e banheiros privativos, front row nos palcos Hot & Ice, apoio de bar nos palcos principais).

SUMMER LOUNGE CARD

Ingresso que dá acesso à área premium do festival, por um único dia, que contará com espaços e serviços exclusivos.

Para aproveitar as comodidades do Summer Lounge é necessário adquirir separadamente o ingresso do festival e somente depois adicionar à sua compra o ingresso de acesso ao Lounge.

Serviços Exclusivos do Summer Lounge:
– Localização privilegiada na praça principal de shows;
– Serviço de Open Bar com água, sucos, refrigerantes, energéticos, cerveja, vodka, whiskey, gin e muito mais;
– Serviço de Open Food com snacks durante todo o dia além de almoço e jantar;
– Front Row nos palcos principais (Ice & Hot) com apoio de bar com água, refrigerantes e cerveja;
– Banheiros exclusivos no front row dos palcos Hot e Ice;
– Credencial do festival – para guardar na lembrança esse momento inesquecível;
– Portão de Acesso Exclusivo – os clientes Summer Lounge terão um portão de acesso ao festival para chamar de seu com acesso direto à área de shows e muito próximo da entrada do Lounge.

A entrega das pulseiras de acesso e credencial do festival será realizada diretamente no local do evento, no portão de acesso ao Lounge sem necessidade de retirada ou troca antecipada.

Todas as áreas do Lounge são acessíveis a PCD.

SUMMER LOUNGE PASS

Ingresso de acesso à área premium do festival, para os três dias do festival, que contará com espaços e serviços exclusivos.

Para aproveitar as comodidades do Summer Lounge é necessário adquirir separadamente o ingresso do festival e somente depois adicionar à sua compra o ingresso de acesso ao Lounge.

Serviços Exclusivos do Summer Lounge:
– Localização privilegiada na praça principal de shows;
– Serviço de Open Bar com água, sucos, refrigerantes, energéticos, cerveja, vodka, whiskey, gin e muito mais;
– Serviço de Open Food com snacks durante todo o dia além de almoço e jantar;
– Front Row nos palcos principais (Ice & Hot) com apoio de bar com água, refrigerantes e cerveja;
– Banheiros exclusivos no front row dos palcos Hot e Ice;
– Credencial do festival – para guardar na lembrança esse momento inesquecível;
– Portão de Acesso Exclusivo – os clientes Summer Lounge terão um portão de acesso ao festival para chamar de seu com acesso direto à área de shows e muito próximo da entrada do Lounge.

A entrega das pulseiras de acesso e credencial do festival será realizada diretamente no local do evento, no portão de acesso ao Lounge sem necessidade de retirada ou troca antecipada.

Todas as áreas do lounge são acessíveis a PCD.

Obs: Crianças acima de 2 anos pagam meia entrada.

PONTO DE VENDA OFICIAL
Consulado do Rock – Galeria do Rock
Av. São João, 439 – Loja 234
Centro – São Paulo – SP
Segunda a sexta-feira das 10h30 às 17h30
Sábado das 10h30 às 16h30

Pagamento somente com cartões de débito, crédito e PIX (QR Code)

Mais informações:
https://summerbreezebrasil.com/
https://instagram.com/summerbreeze.brasil/
https://www.facebook.com/summerbreeze.brasilfest