Em processo de divulgação do EP The Lemniscate Delusion”, a banda paulista HELLFIRE FACTION chama a atenção não somente pelo seu Heavy Metal repleto de influências, mas também pela arte de sua capa, produzida pelo próprio guitarrista e vocalista Ricardo Fusco. Embora não trabalhe profissionalmente na área, o músico admite que gostaria de entrar para essa área no futuro e cita duas influências: Niklas Sundin do Dark Tranquillity e Marcelo Vasco do Troops of Doom/Patria. Ele contou um detalhe importante sobre a arte: “Minha maior inspiração foi a Art Nouveau em geral, e mais especificamente a arte de Charles van der Stappen, o artista que esculpiu a estátua que aparece na capa. Essa é a obra mais conhecida dele e se chama “Le Sphinx Mystérieux”: “A Esfinge Misteriosa”. Ela tem esse nome intrigante por que ninguém consegue definir exatamente o que ela quer dizer com sua pose enigmática: com a expressão austera e vestida para a guerra com armadura e elmo, ela tem os olhos fixos no horizonte, a mão direita erguida em frente ao rosto. Ela é realmente uma obra muito marcante e é difícil ficar indiferente a ela”.

Ouça “The Lemniscate Delusion” no Youtube:


Ouça “The Lemniscate Delusion” no Spotify:

A “Le Sphinx Mystérieux” é a obra mais conhecida de Charles Van der Stappen, tornando-se um ícone do simbolismo e da Art Nouveau. O escultor criou este trabalho para o Salão de Honra da Exposição Colonial de Tervuren em 1897. Tanto a arte da capa quanto a arte do encarte em geral se conectam não somente com as letras mas também com a música de “The Lemniscate Delusion”. Ricardo Fusco explica: “Eu com frequência me inspiro nas artes visuais pra criar uma certa atmosfera na hora de escrever a música, e no caso específico do “Lemniscate” eu me lembro de estar bastante absorto na estatuária renascentista e de Art Nouveau. Na primeira faixa do álbum por exemplo, “The Rape of Daphne”, a letra e a música foram inspiradas pela obra “Apollo e Dafne” do escultor italiano renascentista Gian Lorenzo Bernini, que por sua vez foi inspirada na lenda grega do deus Apolo e da ninfa fluvial Dafne. Visto que essa obra de Bernini já havia inspirado uma canção inteira, achei que faria sentido usar a “Esfinge” de van der Stappen para a capa, pois essas tinham sido as duas obras que mais haviam me inspirado enquanto escrevia o Lemniscate””.

A capa de “The Lemniscate Delusion” foi a primeira na qual o guitarrista/vocalista trabalhou, e o belo resultado veio de muito esforço: “Decidi eu mesmo estudar design gráfico e Photoshop para poder pôr em prática as ideias que eu tinha para as artes da banda. Percebi que eu estava perdendo muito tempo tentando explicar para outros designers como eu queria exatamente que as artes fossem, sou muito detalhista e isso acabava sendo frustrante pra mim e pros designers. Tendo isso em mente, passei um ano estudando e fazendo diversos cursos de design gráfico até conseguir eu mesmo chegar no resultado final que está na capa do álbum. Demorou mas valeu a pena. Depois dessa primeira experiência bem sucedida, sempre que tenho tempo livre aproveito pra estudar mais e criar novas artes, já tenho inclusive umas três ou quatro novas capas prontas dentro da proposta da banda para serem utilizadas para futuros álbuns/singles. A logo da banda também fui eu quem criou, assim como materiais de divulgação e toda a identidade visual da banda”.

Confira mais informações sobre a capa em formato de entrevista:

Contatos:
Site:
www.hellfirefaction.com
Facebook: https://www.facebook.com/hellfirefaction
Youtube: https://www.youtube.com/HellfireFactionOfficial
Instagram: https://www.instagram.com/hellfirefactionofficial
Assessoria de Imprensa: Wargods Press

Escrito por

Maicon Leite

Colaborador da Roadie Crew e assessor de imprensa com a Wargods Press.