Embora “Dystopia”, décimo álbum de estúdio do Iced Earth, não seja um álbum conceitual, Jon Schaffer admite que existem temas comuns para algumas músicas – e, até mesmo, uma aparência para o mascote da banda, Set Abominae. “Eu sempre fui fascinado pelo lado negro da vida”, disse Schaffer durante uma pausa nas gravações do novo CD. “Filmes como ‘Metropolis’, ‘Brazil’ e ‘Matrix’ mexem comigo. O mesmo acontece com álbuns como ‘2112’, ‘The Wall’ e, claro, ‘Operation: Mindcrime’. As imagens de pessoas sem alma e sociedade repressora ficaram comigo ao longo dos anos. Deve ser o fã de ficção científica em mim”.

Duas músicas em “Dystopia” despertam um interesse especial nos fãs da banda, a faixa título e “Tragedy and Triumph”, que retomam a história de “Something Wicked” e Set Abominae – que tomou o seu lugar de governante do mundo em sua última aparição, em “The Crucible of Man”, de 2008.

Schaffer diz que a gravação de “Dystopia” tem sido especialmente desafiadora, devido aos shows em festivais de verão, exigindo que a banda cruze oceanos eventualmente. Apesar dos desafios, Schaffer diz que trabalhar com o novo vocalista, Stu Block, é um prazer. Não dá para pedir uma atitude melhor. Stu está tão feliz por estar aqui. Ele trouxe jovialidade para a banda, o que é muito divertido.E ele é um cara legal, pé no chão e está disposto a tentar qualquer coisa que Jim [Morris, co-produtor do CD] ou eu pedimos a ele. Ele está entrando no lugar de uma forma muito natural”, comenta.

“Dystopia” será lançado na Europa em 17 de outubro e, no dia seguinte nos Estados Unidos, pela Century Media. Duas faixas bônus serão inclusas em edições especiais do álbum. O lançamento será seguido pela mais extensa turnê mundial que o Iced Earth já fez, o primeiro show será em 30 de outubro, em Bochum, na Alemanha.

 

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!