No início da década de 70, o som progressivo era o segmento mais popular do rock. Bandas como Yes, Genesis e Emerson Lake & Palmer tocavam para grandes estádios lotados. Álbuns como Aqualung (Jethro Tull), The Court Of The Crimson King (King Crimson) e The Dark Side Of The Moon (Pink Floyd) são até hoje considerados alguns dos maiores clássicos do rock de todos os tempos, além de terem influenciado uma grande geração de artistas que viriam a seguir como Iron Maiden e Saxon.

Vinte anos depois o estilo ganhou roupagem contemporânea e mais pesada através de grupos como Dream Theater e Symphony X que, por sua vez, também influenciaram toda uma nova geração de bandas. Esse movimento deu vazão a um novo segmento, o prog metal, que tornou-se tão ou mais popular que o rock progressivo clássico.

Formado por Joceir Bertoni (vocal/guitarra), Ricardo Fanucchi (baixo), Bruno Pamplona (bateria) e Henrique Loureiro (teclado), o Imagery nasceu no século XXI com a proposta de mesclar o melhor dos dois mundos: o rock progressivo dos anos 70 e o prog metal.

O resultado parece ter agradado, já que The Inner Journey, disco de estréia lançado pelo grupo no início de 2012, tem sido altamente elogiado por todos os setores da mídia.

Em crítica a respeito do álbum publicada no blog Combate Rock vinculado ao Jornal O Estado de São Paulo, o respeitado jornalista Marcelo Moreira declarou que o Imagery é uma das “melhores bandas nacionais da nova safra”!

Já o site Rock On Stage deu nota máxima ao álbum (10/10), declarando, nas palavras do editor Fernando R. R. Júnior, que o Imagery “não deve nada para bandas como Dream Theater e Fates Warning em termos de qualidade”.

Na edição de Outubro de 2012 da revista Comando Rock, o Imagery foi destaque da seção “Independentes… Por Enquanto”. Assinada pela repórter Érica Imenes, o artigo trouxe declarações como “o mix entre o rock progressivo e os detalhes em jazz, música erudita e heavy metal foi minuciosamente composto” e “a banda foi perfeccionista com cada detalhe das canções”.

The Inner Journey chegou inclusive a conquistar espaço entre as FMs, já que várias músicas da banda foram tocadas na programação da KISS FM, mais especificamente no Programa Backstage, apresentado pelo renomado radialista Vitão Bonesso que também não economizou elogios ao grupo quando os músicos da banda estiveram presentes nos estúdios da rádio para uma entrevista (ouça a entrevista na íntegra através desse link: http://youtu.be/g-xCVIm2oyE)

Toda essa repercussão positiva tem rendido muitos frutos ao grupo, como o convite para fazerem o show de abertura para os mestres holandeses do FOCUS em Março desse ano (assista vídeo dessa apresentação – http://youtu.be/-AdKiwU22tk), além de diversas apresentações pelos estados de São Paulo e Paraná, entre elas uma bem sucedida participação na edição 2012 do conceituado Festival Demosul e um show explosivo ao lado do Dr. Sin em Londrina/PR.

Recentemente, o grupo foi convidado para integrar a nona edição da coletânea Upcoming Hell da revista digital Hell Divine. A compilação é distribuída gratuitamente e pode ser baixada através desse link: http://bit.ly/SINkuO.

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!