A banda gaúcha INNER CALIGULA, de Porto Alegre, lançará seu primeiro single no dia 15 de janeiro, mostrando ao público seu portentoso Heavy Metal clássico. O single, que leva o nome da banda, também virá acompanhando de um lyric video, iniciando assim uma nova etapa para Daniel Cardoso (guitarra) e Igor Natusch (baixo/vocal) após o término de outro grande expoente do Metal tradicional gaúcho, o Leather Apron. Tendo iniciado as atividades em 2015, com o tempo a banda fixou sua formação com a experiência de Vinicius Colombo (vocal) e Filipe Telles (bateria) em suas fileiras.

A principal característica da banda é usar as sonoridades tradicionais do Heavy Metal como alicerce, construindo, a partir delas, uma abordagem própria e criativa ao som pesado. É com essa proposta que a INNER CALIGULA vem desenvolvendo cuidadosamente sua música, buscando fazer uma diferença positiva no Metal brasileiro. Segundo Natusch, o nome da banda “é uma referência ao lado destrutivo e muitas vezes incontrolável da personalidade humana. Inner Caligula é a criatura incontrolável e brutal que todos carregamos dentro de nós. Escrevi a letra pensando em simbolizar essa disputa entre nosso lado civilizado – contido, domesticado e, por isso mesmo, pouco perigoso – e essa potência de destruição que, mesmo controlada na maior parte do tempo, está sempre lá. E que, caso venha à tona, pode destruir tudo que a humanidade acredita ser sólido e eterno. Para mim, é um resumo do que a banda, artisticamente, deseja causar no ouvinte: uma música que tenha energia, mas que seja capaz de inquietar e provocar reflexão”.

Produzido por Renato Osório (ex-Hibria/Scelerata) e mixado por Benhur Lima (ex Hibria), o single “Inner Caligula” será o primeiro lançamento oficial da banda, funcionando como uma declaração de princípios e introduzindo a abordagem musical dos músicos: Heavy Metal para ouvintes do presente, mas sem virar as costas para o passado e buscando um resultado artístico maduro, que fuja do óbvio e da repetição. Até a banda chegar ao resultado final da música, foram alguns longos anos, como explica o baixista: “Foi uma jornada longa até chegarmos a esse primeiro single. A música existe, em formato embrionário, desde o final de 2014, quando ainda estávamos começando a trabalhar com nosso guitarrista anterior (Adriano Machado). Isso foi antes, inclusive, de definirmos INNER CALIGULA como nome da banda. Desde então, os arranjos da música foram se modificando, até ganharem um formato bem semelhante ao atual. De certo modo, a história da evolução da música é a história de como a própria banda foi tomando forma e virando o que ela é hoje”.

Também para o próximo ano, a INNER CALIGULA programa um segundo single para março ou abril, enquanto trabalha pesado na pré-produção de novas músicas próprias e se prepara para as primeiras apresentações ao vivo. Em paralelo, testes estão sendo feitos para o possível acréscimo de um segundo guitarrista, capaz de reproduzir ao vivo as sonoridades do presente e do futuro.

Acompanhe o lançamento:
www.facebook.com/events/499132154282431/

Contatos:
Facebook: www.facebook.com/innercaligula
Instagram: www.innercaligulaofficial
Twitter: www.twitter.com/innercaligula
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Escrito por

Maicon Leite

Colaborador da Roadie Crew e assessor de imprensa com a Wargods Press.