Labirinto. Foto: Chris Justtino.

Em época de isolamento e restrições de eventos, manter uma banda em atividade é uma tarefa complicada. Estar perto do seu público é um grande desafio nos tempos atuais. E nesse momento, o grupo paulistano Labirinto, apostou em uma escolha certeira, e conseguiu trazer para dentro de nossas casas, a intensidade e o clima que é estar em um show da banda.

Inédito na extensa carreira do sexteto paulistano de post-metal, no próximo dia 04 de Setembro, o Labirinto lançará pelo selo alemão Pelagic Records, e o brasileiro Dissenso Records, seu 11° lançamento, mas o primeiro disco gravado inteiramente ao vivo, “Live At Dunk!Fest”.

As músicas foram gravadas durante a apresentação da banda no Dunk! Festival, realizado em 2019 na Bélgica, e conta com todas as faixas do disco de estúdio “Divino Afflante Spiritu”, lançado no mesmo ano. Porém, o registro ao vivo materializa toda a intensidade e energia das elogiadas apresentações da banda, contando com detalhes de arranjos diferentes do álbum. O show do Labirinto é tocado de forma ininterrupta, com passagens dinâmicas entre as composições. O disco ao vivo traz também uma faixa inédita, “Napheleim”, um dos pontos altos de suas apresentações; nela, quase todos os músicos no palco tocam tambores e instrumentos de percussão, transformando o evento em uma manifestação ainda mais catártica. Também estará disponível o vídeo completo da apresentação no Dunk Festival no Youtube, na semana seguinte, dia 07.

A captação foi elaborada pela própria organização do evento, e a mixagem, masterização e arte da capa ficou por conta de Muriel Curi, baterista da banda.

Devido a pandemia, não haverá um lançamento específico, com shows e turnês. Porém, a banda recebeu o convite de apresentar uma primeira amostra do álbum no festival inglês ArcTanGent (um dos grandes eventos mundiais dedicado ao post-rock/metal), que aconteceu no dia 21 de Agosto. E também, agora no mês de Setembro, terá um destaque na norte-americana Metal Injection, parte do festival virtual “Slay At Home”, promovendo o álbum.

Apesar da falta dos eventos ao vivo, esse registro do Labirinto ajuda a manter viva a sensação dos shows em nosso peito, até eles possam voltar a acontecer.

Saiba como foi o show das bandas Amenra, Labirinto e Basalt.