Lyric video de “Som de motor, conversa e construção” mescla imagens da cidade e construções de forma caleidoscópica

OUTRO, projeto do multi-instrumentista e vocalista Guilherme E Silveira, apresenta o single e lyric video “Som de motor, conversa e construção“, faixa que integrará o repertório do álbum de estreia, intitulado “Anticonstitucionalissimamente”. O material será lançado junto com um livro de crônicas de Camila Mossi e uma HQ, também de Guilherme, no box “Anticonsbox”, que encontra-se em campanha de financiamento coletivo no catarse. “Esta música representa bem o que será o álbum, com um som pesado em diálogo com a vida urbana e sua contradição entre oportunidades e opressões. Inspirada no ritmo do trânsito e das incessantes construções nas cidades, ela mescla uma sonoridade contida, apoiada na ‘cozinha’ mais seca e pesada, com levadas fluídas que encadeiam diferentes elementos sonoros”, detalhou Guilherme E Silveira. “É um metal mais calcado no clima denso e nos ambientes do que no virtuosismo. Daí a referência a bandas do groove/industrial dos idos de 1990, bem como do rock pesado nacional que fez convergir Sepultura, Nação Zumbi e Pavilhão 9 nos mesmos anos 90”, acrescentou.

Confira o lyric video de “Som de motor, conversa e construção”:

No vídeo, a mescla de imagens da cidade e construções de forma caleidoscópica é proposital. “A cidade é isso mesmo, muita coisa ao mesmo tempo, em todas as direções. O vídeo também reforça pelas margens a separação entre a vida da maioria das pessoas e dos ricos em suas bolhas. O último verso da música ‘… e o poder distante lá’ é o reforço dessa noção: bem ou mal, a cidade acontece, é orgânica, enquanto a riqueza que explora continua em suas bolhas silenciosas e artificiais, achando que escaparão para sempre da cidade que eles ajudam a acelerar”, relatou Silveira.



O álbum “Anticonstitucionalissimamente” materializa a proposta da banda OUTRO em criar música em diálogo com outras artes. Desta forma, acompanhará uma caixa nomeada “Anticonsbox”, que conta com um livro de crônicas da escritora Camila Mossi, uma história em quadrinhos de Guilherme E Silveira com a cronista e o álbum da Outro (livreto com letra e ilustrações e CD, além do acesso digital para download). “Todos os itens se pautam no cotidiano brasileiro atual, passando pelas angústias da pandemia, pelos desmandos do governo e a onda conservadora e fascista do país, mas também por questões mais íntimas, sempre carregados de ironia e humor ácido. Como parte da parceria, Camila Mossi também trabalhou em letras para as músicas do álbum”, explicou Silveira. “Iniciei as conversas com Camila Mossi para ilustrar o livro de crônicas dela, que foi um dos vencedores do Prêmio de Obras Literárias da SECC – Outras Palavras, na categoria ‘coletânea de contos e crônicas’. Aos poucos, veio a ideia de adaptar uma das crônicas, a ‘Anticonstitucionalissimamente’, e isso deu o start na ideia do projeto. Retiramos essa crônica do livro para que a HQ pudesse estar junto sem repetição do texto. Na sequência, percebemos que os temas tinham tudo a ver com algumas faixas que eu estava compondo para a OUTRO e resolvemos ampliar o projeto para o que é hoje: crônicas, HQ e música lançados como um só produto, refletindo sobre um mesmo tema em diferentes linguagens”, acrescentou.

A “Anticonsbox” está em um projeto de financiamento coletivo no catarse (www.catarse.me/anticons). “Por se tratar de uma pré-venda, é garantido que o apoiador receberá o material em casa, mesmo que o projeto não complete toda a meta financeira, isso por conta da parceria com o Selo Risco Impresso que abraçou a proposta e está cuidando de todo o lançamento”, observou Silveira.

Sites relacionados:
https://www.instagram.com/outroriscosonoro/
https://www.facebook.com/outroriscosonoro
https://outroriscosonoro.bandcamp.com/
guilhermeesilveira.com.br/outroriscosonoro

Catarse: https://www.catarse.me/anticons

E-mail: [email protected]

Escrito por

ASE Music

Fundada em 1992, a ASE é uma empresa que atua na área da comunicação social, com especialização em assessoria de imprensa e consultoria. Seus profissionais estão envolvidos com o mercado há um bom tempo, adquirindo larga experiência e conseguindo resultados importantes.