Quartz: veterano grupo trabalha em novo álbum e coletânea

Quartz (Foto: divulgação)
Quartz (Foto: divulgação)

A lendária banda de heavy metal Quartz atualmente compõe material para um novo álbum, com lançamento previsto para 2015. Ao mesmo tempo, o veterano grupo britânico está dando os retoques finais em uma coletânea que vai trazer faixas gravadas na década de 1980, mas ainda inéditas. Essa compilação chega às lojas ainda este ano, via Skol Records.

O Quartz foi iniciado em 1973 na cidade inglesa de Birmingham e seu trabalho de estreia (autointitulado), que teve produção de Tony Iommi (guitarrista do Black Sabbath), saiu quatro anos depois. O segundo disco de estúdio, Stand Up and Fight, e o EP Satan’s Serenade, ambos lançados em 1980, são considerados clássicos do movimento que ficou conhecido como New Wave of British Heavy Metal.

Um dos membros fundadores do Quartz, o guitarrista e tecladista Geoff Nicholls (o primeiro da esq. para a dir. na foto acima) se juntou ao Black Sabbath em 1979 como músico de estúdio. Foram gravadas por ele as partes de teclados que podem ser ouvidas em todos os discos do Sabbath, entre 1980 e 1995.

Fonte: Blabbertmouth / Brave Words & Bloody Knuckles