Prestes a completar duas décadas dedicadas ao heavy metal, a banda gaúcha A Sorrowful Dream anuncia o lançamento de seu novo álbum, Passion. Mostrando-se influenciada – desde sua formação – pela cena Heavy Metal europeia dos anos noventa, que combinava heavy metal com sonoridades mais delicadas, a ASD baseia-se principalmente no que se refere ao uso de orquestrações, instrumentos acústicos, ambientações góticas e vocais femininos, em contraste com guitarras distorcidas e vozes masculinas agressivas e graves. Nesse sentido, a ASD apresenta uma musicalidade influenciada por um rol de elementos trazidos da música tanto gótica e clássica, quanto do death e do black metal.

Tendo dividido o palco com bandas nacionais e internacionais de renome, como Imago Mortis, Hibria, After Forever e Moonspell, a ASD se consolidou como uma das principais bandas do Gothic/Doom Metal brasileiro. Além disso, incluem-se participações em shows e festivais importantes de diferentes cidades do país. Um dos festivais mais importantes, tanto para a banda e a cena metal do país, foi o River Rock em 2013, quando a ASD dividiu palco com muitas outras importantes bandas de metal brasileiras, incluindo o Sepultura.

O line-up da banda sempre foi composto por duas guitarras, baixo, bateria, teclados, vocais femininos e masculinos. Mais recentemente, violinos foram adicionados às composições. O grupo é composto por sete músicos: Éder Macedo (vocal), Josie Demeneghi (vocal), Geovane “Tuko” Lacerda (baixo), Mari Vieira (teclados), Aurélio Martins (guitarra), Lucas Vargas (guitarra/violinos) e Ricardo Giordano (bateria). Embora tenham ocorrido mudanças em sua formação, a ASD mantém suas origens, mesmo apresentando uma evolução natural de sua música, em termos de técnica, execução e produção.

Muitos demos foram lançados até 2009. No entanto, nesse ano, o primeiro álbum full-length d’ A Sorrowful Dream foi lançado. Toward Nothingness foi um lançamento independente e tem sido um dos mais importantes lançamentos brasileiros do gênero até o momento. Atualmente, a banda planeja o lançamento do seu segundo álbum, Passion. Esse full-length contém, em princípio, os mesmos elementos com os quais o primeiro foi construído, mas é clara a evolução da banda em termos de experimentalismo, novas influências e temas abordados pelas letras. E para satisfazer a espera de seus admiradores, foram divulgadas duas músicas novas, Amalgama (antes disponibilizada no Youtube em sua pré-produção) e Silent Words.

 

Confira o track list:
1 – Prelusion
2 – Amalgama – Ouça >> https://goo.gl/JUh71A
3 – Entwined
4 – Silent Words – Ouça >> https://goo.gl/XIJWRH
5 – Ephemeral
6 – A Lullaby for Lunatics
7 – Solo Awakening
8 – In Hebetude
9 – Only Blood Knows
10 – Passion