The Stooges: morre o baterista Scott Asheton

Scott Asheton, baterista do The Stooges, em foto de 2010

O baterista Scott Asheton, membro fundador da lendária banda norte-americana The Stooges, faleceu no último sábado (15 de março) aos 64 anos de idade. A notícia foi confirmada pelo vocalista Iggy Pop (único integrante da formação original ainda vivo) em seu perfil no Facebook.

“Scott era um grande artista. Eu nunca ouvi ninguém tocar bateria com tanto significado. Era como um irmão. Ele e Ron deixaram um enorme legado para o mundo. Os Ashetons sempre foram e continuam a ser uma segunda família para mim. Meu pensamentos estão com sua irmã Kathy, sua esposa Liz e sua filha Leanna, que era a luz de sua vida”, escreveu Iggy.

A causa da morte não foi divulgada, mas o músico vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo. Ele estava afastado das atividades desde 2011, quando uma doença não revelada chegou a levá-lo ao hospital durante uma turnê pela Europa.

Scott fundou o The Stooges em 1967 ao lado de seu irmão mais velho, o guitarrista Ron Asheton (1947-2009), do cantor Iggy Pop e do baixista Dave Alexander (1948-1975). Ele participou de todos os cinco álbuns lançados pelo grupo, incluindo o mais recente, Ready to Die, que saiu no ano passado.

Fonte: Blabbermouth