Por: (Arte Metal)

Enquanto o Uneartlhy, um dos principais nomes do Black/Death Metal nacional, hiberna, um de seus líderes – M. Mictian (aqui baixo e vocal) – levou a cabo o Affront, que de projeto rapidamente virou uma banda ao lado de Jedy Nahay (bateria) e Rafael Rassan (guitarra, ex-Unearthly, Imago Mortis, entre outros).

A proposta da banda não segue o citado Unearthly, porém alguns elementos vindos da sonoridade imposta pelo grupo nos últimos álbuns aparecem de forma natural nas composições e isso se traduz na dinâmica, timbres e com certeza na agressividade das músicas.

Porém, o Affront consegue criar sua própria sonoridade, dando ênfase à mescla entre o Thrash e o Death Metal, mas sem soar completamente fiel às regras dos estilos. Aqui, o Metal extremo talvez traduza melhor o que a banda gera, além de algo que soa moderno, mas que foge das comuns tendências vistas a esmo por aí.

Uma leve melodia ecoa em meio a climas caóticos, riffs intrincados e andamentos quebrados, mas que não perdem a dinâmica. Talvez, esse seja o básico que resuma a música imposta pelo Affront, que tem os vocais rasgados de Mictian à frente vociferando temas políticos, sociais e culturais.

Músicas fortes como Angry Voices, Affront e Conflicts chamam atenção de cara, sendo que Mestre do Barro traz o ‘abrasileiramento metálico’ que sempre esteve na proposta dos músicos. Essa faixa cantada em português e cheia de groove homenageia o escultor Mestre Vitalino e o nordeste. Há ainda a faixa Under Siege em duas versões, onde a com a participação de Pompeu (Korzus) saiu mais bacana ainda.

A sonoridade bem equilibrada e contemporânea, mérito de Rassan e Mictian que produziram o disco no Musicalico Studio, só contribuiu para o ótimo resultado final. Assim como a arte da capa, que foi feita por Marcelo Vasco (Slayer, Borknagar e outros). CD de estreia com cara de álbum consagrado, novidade cheia de experiência!

Affront - Angry Voices

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Scum of the World
  2. Angry Voices
  3. Affront
  4. Conflicts
  5. Terra sem males (Guerra Guaranitica)
  6. Mestre do barro
  7. Religions Cancer
  8. Under Siege
  9. Carved in Stone
  10. Wartime Conspiracy
  11. Echoes of the Insanity
  12. Under Siege

Links sobre a banda:

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.