Por: (Arte Metal)

O Eldamar é um projeto do músico norueguês Mathias Hemmingby, portanto trata-se de uma ‘one-man-band’. Iniciada no ano passado, a empreitada lançou em fevereiro seu primeiro trabalho, este The Force of the Ancient Land que traz uma sonoridade bem particular.

Quando se menciona ‘uma sonoridade particular’, significa que a música proposta pelo Eldamar é algo pra se ouvir sozinho e refletir, afinal o que encontramos aqui é um Atmospheric Black Metal com muitos elementos de Ambient Music, com temáticas que abordam desde a natureza, paganismo à Tolkien.

É bom ressaltar que Mathias investe em partes de guitarras, sendo que os riffs seguem aquela linha ríspida e gélida oriundas do Black Metal tradicional. Apesar de adotar levadas semi-cadenciadas, as músicas não se arrastam e possuem uma boa dinâmica, outro ponto positivo.

Não há exatamente letras nas composições, mas sim vocalizações que se alternam entre rasgados e um lírico feminino (não creditado). O trabalho de teclados é fundamental e se mostra um dos carros chefes, mas não tira o peso e se abrilhanta nos arranjos. O fato é que The Force of the Ancient Land não é um disco comum e deve ser aprofundado em várias audições. Indicado aos amantes de Mortiis, Burzum e afins.

Eldamar - The Force of the Ancient Land

Nota: 7,5

Tracklist:

  1. Spirit of the North
  2. Winter Night
  3. Travel in Woods
  4. From Life to Spirit
  5. Valkyrjur Ancient Ones
  6. The Border of Eldamar
  7. Galaðwen the Eldar
  8. New Beginning

Links sobre a banda:

Facebook / Bandcamp

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.