Por: (Arte Metal)

São mais de vinte anos ininterruptos de carreira e hoje, restrito a um quarteto (apesar de um trio ter gravado o álbum), os dinamarqueses do Iron Fire chegam ao seu oitavo full-lenght. Desde o seu início, o grupo se manteve regular e mesmo não chamando a atenção que merece, o grupo tem um grande diferencial.

Quando gravou seu primeiro disco, Thunderstorm (2000), o grupo surgiu em meio a uma avalanche de adeptos do Metal melódico, Power Metal e afins. Mesmo assim, investia no estilo e teve certo reconhecimento. Mas, enquanto muitos sucumbiam, a banda manteve sua carreira e foi se adaptando.

Não, o Iron Fire não abandonou o Power Metal, apenas foi moldando sua sonoridade e chega a um patamar digno com Among The Dead. Com uma sonoridade atual, carregada e bem trabalhada, o disco traz uma banda soando coesa, mantendo suas características, mas passos à frente.

Além disso, há novos elementos que vão desde o Hard Rock, passando pelo Stoner, Metal tradicional e até flertes com Thrash Metal. O vocalista Martin Steene (que desde 2013 acumula a função de baixista) um dia cantou como todos, mas também se adaptou e hoje soa versátil, impondo desde vocais mais rasgados, passando por roucos e arriscando até guturais.

O guitarrista Kirk Backarach destila riffs e palhetadas agressivas, incrementados com solos melódicos e bem executados, sendo que o baterista Gunnar Olsen (que retornou ao grupo em 2015 depois de 15 anos) possui uma pegada intensa e explora seu kit como as músicas pedem.

Peso, melodia na medida certa e refrãos fortes fazem com que Among The Dead seja um disco acima da média e de muito bom gosto, mesmo possuindo clichês típicos do Power Metal. Tudo isso com uma produção de muita qualidade que atinge os padrões atuais sem soar artificial demais. Vale destacar que o disco foi gravado no Dead Island Studio por Marco Angioni, com masterização e mixagem a cargo dos renomados Wojtek & Slawek no Hertz Studio.

Iron Fire - Among the Dead

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Intro (The Lost City)
  2. Among the Dead
  3. Hammer of the Gods
  4. Tornado of Sickness
  5. Higher Ground
  6. Iron Eagle
  7. Made to Suffer
  8. The Last Survivor
  9. No Sign of Life
  10. Ghost from the Past
  11. When the Lights Go Out
  12. For Whom the Bell Tolls (Metallica cover)

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.