Por: (Arte Metal)

O Maestrick lançou este seu primeiro trabalho no já longínquo ano de 2011, sendo que o mesmo foi relançado em 2013 pelo selo alemão Power Prog Records. Tal fato já comprova que o disco trouxe muita qualidade e até hoje figura entre um dos melhores do Prog Metal nacional.

O que já impressionava na banda era o fato de saber equilibrar e muito elementos entre o Rock Progressivo e o Prog Metal, sendo que ainda aliavam a isso elementos de música brasileira como a caipira, MPB, samba e da música Folk europeia, além de levadas Blues e Soul (bem de leve).

Apesar dessa miscelânea, a banda nunca se perde e mantém certa identidade, mesmo carregando fortes influências de Dream Theater (mais pelo vocal de Fábio Caldeira que segue a escola La Brie) e Yes pela variação. Fato que não tira o mérito e a personalidade na execução e encaixe dos arranjos.

Em momentos como nas iniciais H.U.C. e Aquarela, por exemplo, a banda soa como um Prog Metal comum, porém empolgante e bem executado. Já em Pescador a influência da música brasileira impera (até as letras são em português) e o primeiro traço de versatilidade do grupo é exposto.

O jazz dá as caras em Puzzler que também carrega influências do Folk europeu, sendo que Yellown of the Ebrium traz a mescla perfeita entre Blues e Samba, além do inglês e português nas letras. Esses destaques resumem o disco que ainda é fechado com uma peça de 21 minutos intitulada Lake of Emotions.

Vale destacar também, que além da execução refinada das composições e da riqueza dos arranjos, o trabalho de vocais de apoio femininos e corais na linha gospel, além da inclusão de instrumentos extras só abrilhantaram ainda mais o disco. Tudo com uma ótima produção na medida de Rodrigo Carmo (Vers’over) e um encarte tão rico quanto a música. Um dos melhores nacionais no estilo!

Maestrick - Unpuzzle!

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. H.U.C.
  2. Aquarela
  3. Pescador
  4. Sir Kus
  5. Puzzler
  6. Disturbia
  7. Treasures of the World
  8. Radio Active
  9. Smilesnif
  10. Yellown of the Ebrium
  11. Lake of Emotions

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.