Napalm Death – Utilitarian

Pegar um trabalho do Napalm Death é, como sempre, uma expectativa de ouvir os pais do grindcore tocarem em uma velocidade arrasadora. No seu mais novo trabalho de estúdio, Utilitarian, a banda tirou um pouco o pé do acelerador, ou melhor, tirou a mão dos instrumentos, mas sem perder a sua essência.

Utilitarian começa com uma bela introdução: Cirmspect, com um instrumental denso e pesado. O Napalm Death agora está mais cadenciado, mas ainda brutal. Não, os caras não se tornaram melódicos e a prova é a faixa Erros in the Signals, a mais longa do CD. Não tem como não destacar a música The Wolf I Feed, com vocais limpos no refrão feitos pelo guitarrista Mitch Harris e o baixista Shane Embury. Outra faixa que chama atenção é Fall on their Swords, que parece um thrashcore. No entanto, o momento desse álbum que tem mesmo a cara do Napalm Death são as faixas Think Tank Trials, Non de Guerre e Analysis Paralysis.

Muitos fãs antigos vão torcer o nariz para Utilitarian, principalmente nas primeiras músicas, mas a coisa vai ganhando peso, velocidade e toda a essência do punk, thrash metal,death e até mesmo do hardcore, que foi introduzido aos poucos, está ali. A versão nacional, lançada em um belo digipack, ainda vem com duas faixas bônus Aim Without an Aim e Everything in Mono.

Não dá para querer que a banda lance outro Scum e viver dos louros do passado, pois os caras já são “tiozões” de um estilo que eles sempre dominaram e ainda tocam com muita maestria. Agora a banda mostra não ter medo de abusar da criatividade e, aos fãs, basta esperar o próximo disco do Napalm Death.

Napalm Death - Utilitarian

Utilitarian – Shinigami Records – 2012

Nota: 8

Tracklist:

01. Circmspect
02. Erros in the Signals
03. Everday Pox
04. Protection Racket
05. The Wolf I Feed
06. Quaratined
07. Fall on Their Swords
08. Collision Course
09. Orders of Magnitude
10. Think Tank Trials
11. Blank Look About Face
12. Leper Colony
13. Aim Without an Aim
14. Everything in Mono
15. Non de Guerre
16. Analysis Paralysis
17. Opposites Repellent
18. A Gang Reflex

Integrantes:

Mark “Barney” Greenway – Vocal
Shane Embury – Baixo
Mitch Harris – Guitarra
Danny Herrera – Bateria

** O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Portal do Inferno Webzine ou de seus editores

Portal do Inferno

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe um comentário