Expoente da ótima safra de bandas de AOR/Melodic hard rock vindas da Suécia, o H.E.A.T deixou os seus fãs apreensivos, após a saída do vocalista Kenny Leckremo. Afinal, seria possível encontrar um substituto com o mesmo talento e carisma, capaz de dar continuidade à bem-sucedida recente carreira do grupo? A escolha do jovem Erik Grönwall, vencedor em 2009 do programa Ídolos daquele país, mostrou que sim, como revela Address the Nation (2012), novo disco do sexteto e que mantém o espírito contagiante dos anteriores, H.e.a.t (2008) e Freedom Rock (2010).

O material é um prato cheio para quem curte uma sonoridade calcada no hard/AOR oitentista. Produzido por Tobias Lindell, ganhador de dois prêmios Grammy e que trabalhou com nomes como Europe, Hardcore Superstar e Crashdiët, o álbum começa de forma arrasadora. Breaking the Silence, a faixa de abertura, é um ótimo cartão de visitas, com Eric já mostrando a que veio, ainda que o seu timbre seja diferente ao do seu antecessor. Vibrante, pesada, com um riff matador e um refrão grudento, a música dificilmente deixará o ouvinte inerte.

Living on the Run vem na sequência e comprova que foi uma escolha acertada para o posto de primeiro single. O clima festeiro de seu videoclipe (assista abaixo) cai como uma luva. Dona de um refrão também pegajoso, daqueles de você se pegar cantarolando depois, e com grande performance vocal de Eric, a faixa cativa na primeira audição. Sem dúvidas, está entre os destaques do play.

{youtube}http://www.youtube.com/watch?v=XTDC9um5iJk{/youtube}

Mantendo o nível e o astral lá em cima, Falling Down, Better Off Alone, Need Her e It’s All About Tonight têm potencial para não deixar ninguém parado. Outro grande momento do disco, Heartbreaker já traz, logo de cara, aquele coro feito sob medida para ser um dos pontos altos dos shows. Sem contar o refrão, riffs e solo empolgantes, que fazem desta música uma das melhores do álbum.

A presença de um saxofone em meio às guitarras e teclados surpreende em In and Out of Trouble, que também possui um belo trabalho de backing vocals. The One and Only cumpre a cota de baladas existente na tracklist de qualquer CD de hard ou melodic rock que se preze, embora não tenha o mesmo impacto das demais faixas. Downtown, por outro lado, encerra a bolachinha em grande estilo com a sua pegada AOR.

Em resumo, Address the Nation mostra que o H.E.A.T não apenas superou a separação de seu antigo vocalista, como segue trilhando um belo caminho em sua trajetória. Para os fãs do grupo e admiradores do gênero, é um item indispensável na coleção. Um discaço para ser apreciado em alto e bom som, e que já tem lugar garantido na lista de melhores do ano.

H.E.A.T - Address the Nation

Address the Nation – Hellion Records – 2012

Nota: 9,5

Tracklist:

01. Breaking the Silence
02. Living on the Run
03. Falling Down
04. The One and Only
05. Better Off Alone
06. In and Out of Trouble
07. Need Her
08. Heartbreaker
09. It’s All About Tonight
10. Downtown

Integrantes:

Erik Grönwall – Vocal
Eric Rivers – Guitarra
Dave Dalone – Guitarra
Jimmy Jay – Baixo
Jona Tee – Teclado
Crash – Bateria

** O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Portal do Inferno Webzine ou de seus editores

Portal do Inferno

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe um comentário