Por: (Arte Metal)

O Overkill chega ao seu 18º disco de estúdio e os fãs podem continuar tranquilos. Afinal, durante os 37 anos de carreira, a banda nunca decepcionou sua legião de fiéis seguidores. Claro, nem todos os discos lançados soaram clássicos, mas a discografia dos norte-americanos pode ser considerada uma das mais regulares dentro do Thrash Metal.

De qualquer forma, a evolução que a banda mostrou gradativamente continua neste novo trabalho que talvez seja o mais diversificado dos anos 2000. “The Grinding Wheel” é um disco que traz uma aura mais despojada, a volta do flerte com o Heavy Metal tradicional e menos ‘groove’.

O melhor de tudo é que com essa versatilidade, a banda continua soando pesada e bem característica. Mérito dos riffs poderosos de Dave Linsk e Derek “The Skull” Tailer, que fazem um trabalho irrepreensível, inclusive nos solos nada mirabolantes e sempre proporcionais.

Não precisa dizer muito da cozinha, né? Até porque D.D. Verni é um dos melhores baixistas do estilo e aqui apresenta suas linhas tradicionais que soam independentes em diversos momentos e com timbres de ótimo gosto. Tudo acompanhado pela bateria cheia de pegada de Ron Lipnicki.

O carismático vocalista Bobby “Blitz” Ellsworth continua destilando seus vocais esganiçados, porém com mais técnica e variação, mas nada que descaracterize. Por fim, a produção a cargo da própria banda com masterização e mixagem de Andy Sneap é a cereja do bolo.

Mean, Green, Killing Machine, Goddamn Trouble, Our Finest Hour e a épica faixa título são os grandes destaques, mas o disco proporciona uma audição prazerosa durante toda sua audição com músicas não menos empolgantes. Pra fechar com chave-de-ouro a versão nacional vem numa lindíssima digipack e ainda traz um ótimo cover para Emerald do Thin Lizzy. Excelente!

Overkill - The Grinding Wheel

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Mean, Green, Killing Machine
  2. Goddamn Trouble
  3. Our Finest Hour
  4. Shine On
  5. The Long Road
  6. Let’s All Go to Hades
  7. Come Heavy
  8. Red, White and Blue
  9. The Wheel
  10. The Grinding Wheel

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.