Por: (Arte Metal)

O multi-instrumentista Joey Jordison, aqui responsável pela bateria, tinha o Sinsaenum em mente desde 2010. Portanto, colocar a teoria na prática só foi possível em 2015 quando uniu um super grupo que conta com os vocalistas Sean Zatorsky (Dååth, ex-Chimaira) e Attila Csihar (Mayhem), Frédéric Leclercq (Dragonforce) e Stéphane Buriez nas guitarras, além do baixista Heimoth.

Echoes of The Tortured foi precedido por dois EP’s lançados também neste ano (!) e pode ser considerado um dos trabalhos de Metal extremo mais aguardados. Afinal, além dessa seleção de músicos multinacionais, o grupo aposta em diversas vertentes dentro do lado mais agressivo do estilo.

O foco principal é o Death Metal que se alia a alguns elementos do Black Metal. O instrumental é técnico, mostrando riffs variados, solos intrincados bem encaixados, e uma cozinha poderosa que dita o ritmo das composições que variam do simples ao mais quebrado possível.

Falando em riffs e levadas, algumas músicas mostram até influências do Hardcore, primando por uma batida simples, porém sempre precisa. Echoes of The Tortured possui aquele clima apocalíptico, e adota pouca melodia, soando mais soturno e raivoso, além de possuir uma sonoridade densa.

O fato de contar com dois vocalistas só melhora na versatilidade e torna a audição mais interessante. Talvez o tempo do trabalho seja a única ressalva. Apesar de 61 minutos não parecer muito, o estilo proposto e os padrões de vida atuais complicam para que se ouça um disco deste tamanho várias vezes em um dia, mas é só um detalhe.

Destaque para faixas como Splendor and Agony, Inverted Cross, Army of Chaos (que conta com participação de Schmier do Destruction) e Condemned to Suffer. Vale destacar que Dr. Mikannibal (Sigh) e Mirai Kawashima (Sigh, Necrophagia) também fazem participações especiais. Um trabalho que dificilmente daria errado.

Sinsaenum - Echoes of the Tortured

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Materialization
  2. Splendor and Agony
  3. Excommunicare
  4. Inverted Cross
  5. March
  6. Army of Chaos
  7. Redemption
  8. Dead Souls
  9. Lullaby
  10. Final Curse
  11. Condemned to Suffer
  12. Ritual
  13. Sacrifice
  14. Damnation
  15. The Forgotten One
  16. Torment
  17. Anfang des Albtraumes
  18. Mist
  19. Echoes of the Tortured
  20. Emptiness
  21. Gods of Hell
  22. Oblivion
  23. Death Is the Beginning

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.