Por: (Arte Metal)

Seis anos após o ótimo debut In Sin We’ll Find Salvation (2009), os israelenses do The Fading retornam com Till Life Do Us Part e mantêm a chama acesa. Não que a banda não tenha evoluído, mas o grupo protege suas características e não arriscou muito, até porque a tarefa de desafiar o ótimo debut era complicada.

Ao invés de dar passos largos para frente, o quinteto primou por manter-se na onde estavam e adicionaram alguns elementos que só fizeram com que sua música ganhasse mais qualidade. O caldo engrossou, por exemplo, e as composições estão mais densas e com as melodias mais discretas.

O peso existe, e as guitarras de Paul Mitiyanine e Alex Zvulun (que deixou a banda este ano) são grandes responsáveis por isso. As bases são bem executadas, destilando boa técnica, além de solos bem encaixados e com melodias nada excessivas. Sem dúvidas a cozinha é essencial com linhas de baixo de Eyal Ben Shushan discretas, mas que tapam as arestas, e tendo Ran Shenkerman explorando ao máximo sua bateria.

O vocalista Ilia Badrov investe num gutural mezzo rasgado e em alguns momentos encaixa linhas limpas, mas que servem mais como auxílio do que paralelas. A produção é de ótima qualidade, moderna, sem excessos e com mixagem e masterização de Jens Bogren (Opeth, Katatonia, Soilwork).

Destaque para a faixa A Moment of Insight, que abre o disco categoricamente, Till Life Do Us Part com seus solos clichês mas que sempre chamam atenção, a eufórica Chasing Time e a agressiva The Art of Suffering. O Melodic Death Metal pode não ter a mesma força de antes, mas ainda dá pano pra manga.

The Fading - Till Life Do Us Part

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. The Last of Us
  2. A Moment of Insight
  3. Artificial Future
  4. Till Life Do Us Part
  5. Idol of Wrath
  6. Where Last Hope Dares
  7. Chasing Time
  8. Blind Confession
  9. Needless
  10. Solitude Express
  11. The Art of Suffering
  12. Estrangement
  13. A Moment of Insight

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.