Tankard – Hangar 110 – São Paulo/SP

A banda alemã de Thrash Metal Tankard desembarcou pela terceira vez no país na última semana para uma única apresentação em São Paulo, a ser realizada mais uma vez no já tradicional Hangar 110, com parte da turnê de divulgação de “R.I.B. (Rest in Beer)”, seu décimo-sexto álbum de estúdio, lançado em 2014.

O quarteto oriundo da cidade de Frankfurt e formado por Gerre (vocais), Frank Thorwarth (baixo), Olaf Zissel (bateria) e Andy Gutjahr (guitarra), é certamente um dos mais irreverentes do meio, e é conhecido também por sua enorme paixão pelo líquido precioso, a cerveja. Não é à toa que há tempos eles ganharam o singelo apelido de “Kings of Beer”, ou pra nós simplesmente os Reis da Cerveja.

Sem nenhuma banda de abertura e com a casa recebendo um ótimo público, que praticamente lotou o local, no horário previamente marcado (20h em ponto) os alemães adentraram o pequeno palco do Hangar já mostrando para o que vieram e fizeram um show para fã nenhum botar defeito, tocando uma seleção muito bem escolhida de músicas de treze de seus dezesseis álbuns de estúdio já lançados até hoje.

Durante cerca de 1 hora e 45 minutos, o local literalmente ferveu com a energia que a banda transmitia e a empolgação por parte dos fãs, que subiam no palco quase que a todo momento para realizarem os tradicionais moshs, liberados pela banda, que já os considera com uma tradição em seus shows.

A coisa toda ia seguindo muito bem e sem maiores problemas, até que em um determinado momento, por volta da metade do set, alguém parece não ter calculado muito bem o “salto” e foi direto pro chão, provalvemente batendo a cabeça, e a banda imediatamente parou de tocar até que os seguranças que estavam mais próximos fossem verificar o que aconteceu e auxiliassem a pessoa a se levantar. O show só continuou quando estavam todos certificados de que não havia sido nada grave. Aparentemente foi só um susto mesmo.

O show continuou à todo o vapor e com a galera sempre muito animada, tudo regado com muita cerveja. É até difícil citar algum destaque individual (a banda toda estava demais) ou com relação ao set list escolhido, pois como disse anteriormente, eles fizeram um apanhado muito legal de faixas de quase toda a sua carreira. Mas claro que as músicas dos primeiros discos, como Zombie Attack, Chemical Invasion, The Morning After, Maniac Forces e Space Beer são sempre algumas das mais festejadas pelo público, principalmente por aqueles da ala “old school”.

O bis com a trinca formada por Alien, A Girl Called Cerveza e (Empty) Tankard fechou de forma incrível essa noite que certamente foi muito especial para todos os fãs, que mais uma vez tiverem a chance de assistir um show dessa banda que é pura energia no palco e sempre sinônimo de muita diversão. Uma verdadeira aula de Thrash Metal que esperamos ainda ser repetida muitas outras vezes pelos Reis da Cerveja por aqui.

Setlist:
Intro
Zombie Attack
The Morning After
Fooled By Your Guts
Not One Day Dead (But One Day Mad)
The Beauty and the Beast
Stay Thirsty!
Rapid Fire (A Tyrant’s Elegy)
Rules for Fools
Maniac Forces
Die with a Beer in Your Hand
Minds on the Moon
Intro / R.I.B. (Rest In Beer)
MetaltoMetal
Space Beer
Rectifier
Chemical Invasion

Bis:
Alien
A Girl Called Cerveza
(Empty) Tankard