Por: (Arte Metal)

Quando você folheia o encarte destas bandas ‘antigas’, nota-se que o Heavy Metal era grande na década de 80. Não entenda grande como necessariamente popular, mas quando uma banda lançava um disco, conseguia tocar em locais mais bem estruturados e com bons equipamentos. Isso ao menos na Europa e EUA.

Da Suécia vem o TORCH, banda formada como BLACK WIDOW em 1979, mas que adotou a atual alcunha (sim, continuam na ativa depois de um hiato de 17 anos e retorno em 2003) logo em 1980. Este é o debut autointitulado do grupo que chega com exclusividade ao território nacional como relançamento da Hellion Records.

O mais legal é que o grupo conta atualmente com os mesmos caras que gravaram esse petardo. No disco, um conteúdo à frente de seu tempo, mostrando um Heavy Metal consistente, bem estruturado e executado, mostrando variação rítmica e arranjos riquíssimos.

O trabalho de guitarras de Claus Wildt e Chris J. First é primoroso, com riffs criativos e solos na medida certa, tendo na seção rítmica de Ian Greg (baixo) e Steve Streaker (bateria) a vibração e alicerce necessários, sendo que a bateria de Streaker mostra uma pegada intensa.

Tudo tendo à frente vocais equilibrados do baixinho Dan Dark, que possui um timbre simples, mas bem afinado e não exagera. Sem contar a interpretação cheia de gana do cantor. Destaque para as ótimas faixas Warlock, Rage Age, Sweet Desire e Gladiator.

A produção de Tomas Sunmo é outro ponto a se destacar, já que é muito boa se levarmos em conta a época. Aliás, é muito boa até hoje em dia, com timbres e captação excelentes. Este relançamento nacional conta com o EP “Fire Raiser!!” (1982), além de três outras faixas do EP “3 Track 12 Inch”, lançado em 1984, mas gravado em 1982. Sejamos honestos, “Torch” é um álbum que não se deve deixar levar pela capa.

Torch - Torch

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Warlock
  2. Beauty and the Beast
  3. Watcher of the Night
  4. Rage Age
  5. Beyond the Threshold of Pain
  6. Battle Axe
  7. Hatchet Man
  8. Sweet Desire
  9. Sinister Eyes
  10. Gladiator
  11. Beyond
  12. Fireraiser
  13. Pain
  14. Mercenary
  15. Retribution
  16. Bad Girls
  17. The Serpent
  18. Cut Throat

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.