Bob Dylan chocou o público do Newport Folk Festival, em Rhode Island, no ano de 1965. Ícone do folk, o músico subiu ao palco com uma guitarra elétrica e revolucionou o gênero, entrando na mira dos mais puristas. É esse instrumento, uma Fender Stratocaster, que irá a leilão no fim deste ano.
A guitarra ficou guardada com Dawn Peterson por 50 anos. Foi somente em 2013 que ela decidiu mostrar o instrumento ao mundo, através do programa de TV norte-americano History Detectives.
O leilão será realizado até o fim deste ano. O valor estipulado para a venda da Stratocaster é de US$ 500 mil. Também serão vendias letras de músicas escritas por Dylan à mão, por volta de 1965, encontradas junto com o instrumento. São fragmentos de Just Like a Woman, Medicine Sunday e uma versão anterior de Temporary Like Achilles, que são estimadas em US$ 50 mil.
A decisão do leilão só pôde ser tomada depois que foi resolvida uma batalha judicial entre Dawn Peterson e Dylan. O músico era considerado o dono legal da Stratocaster, construída um ano antes da performance no festival.
Dylan e Dawn entraram em acordo e, mesmo que os termos definidos não tenham sido divulgados, o instrumento será vendido. “Um dos termos do acordo que posso revelar, obviamente, é que o Senhor Dylan irá participar da venda”, disse Christopher DeFalco, advogado de Dawn. “A pessoa que comprá-la receberá um recibo assinado por Peterson e pelo senhor Dylan, ou um dos representantes dele.”