Especial! Dia Mundial do Rock!

No dia 13 de julho de 1985, houve simultaneamente, em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, um evento chamado Live Aid. O concerto reuniu várias bandas de rock e tinha como objetivo conscientizar as pessoas sobre a fome na Etiópia.

Imagem: divulgação!

O evento teve um êxito tão grande, que sempre foi recordado pelos rockeiros. Na década de 90, rádios como a 89 FM (Rádio Rock) e a 97 FM (Energia 97) mencionaram diversas vezes o célebre sucesso do festival e acabaram batizando a data ‘13 de julho’ como o Dia Internacional do Rock.

No Brasil, e praticamente só no Brasil, a data ‘pegou’ e é comum ter vários festivais ,várias menções e publicações na imprensa.

Muitas pessoas fazem postagens nas redes sociais enaltecendo o quão é importante o rock em suas vidas e também homenageiam suas bandas favoritas.

Neste especial do Portal do Inferno, mostraremos 10 bandas que fizeram músicas em homenagem ao rock e também ao heavy metal. Canções que fazem os fãs se identificarem com as bandas e cantarem em uníssono, principalmente os refrãos, durante os shows.

A todos os rockeiros e headbangers: um feliz dia, comemorem bastante e esperamos que curtam  a lista deste especial!

1-Led Zeppelin-Rock n’ Roll

Um dos principais hits do Led Zeppelin leva o nome do gênero que os imortalizou como uma lenda.

Em seu quarto álbum de estúdio, ‘IV’, os britânicos abordam o rock de uma forma nostálgica, em que o personagem da música relembra o período em que saia a noite para dançar e escutar rock n’ roll. Algo como: ‘ os bons e velhos tempos’.

2-AC/DC-It’s long way to the top (if you wanna a rock and roll)

Lançada no album T.N.T., em 1975, ‘It’s long way to the top’, conta sobre o sofrimento e as tensões que uma banda passa em sua trajetória. Os australianos tentam mostrar os tensos bastidores fora do glamour demonstrado na mídia (e atualmente pelas redes sociais).

O AC/DC fala sobre os calotes que os músicos sofrem, os hotéis com pouca estrutura em que dormem, a pressão e os problemas internos que ocorrem. Tudo isso, os faz ter vontade de chorar.

Para chegar aonde chegaram, tiveram que ‘roer muito osso’. Algo normal e corriqueiro em uma banda.

3-Kiss-Rock n roll all nite

Lançado em 1975, Rock n’ roll all nite, encerra o terceiro álbum de estúdio do Kiss e se tornou uma das músicas mais famosas do grupo. Diferente da letra da canção do AC/DC citada acima, esta aborda com orgulho o lado glamouroso do rock: festa e putaria.

4-Europe-Rock the Night

Um dos grandes sucessos do Europe, a canção Rock the Night, fala sobre uma pessoa que não está bem emocionalmente e busca no rock uma maneira de esquecer os problemas, e vê como uma válvula de escape para não pirar de vez e fazer alguma besteira.

Como curiosidade, a música fez muito sucesso quando apareceu como trilha sonora de um filme sueco chamado ‘On the loose’, em 1985.

5-DIO-We Rock

Uma das lendas do rock e heavy metal, Ronnie James Dio também fez música mencionando o rock. O vocalista que havia participado do Rainbow e do Black Sabbath, lançou na banda que levava o seu nome artístico a canção ‘We Rock’ no álbum The Last Line (1984).

We Rock tem um refrão grudento que faz com que todos cantem em uníssono e enalteçam ainda mais o amor pelo rock.

6-Saxon-Live to rock

Lançada em 2009, no álbum ‘Into the Labyrinth’, a música ‘Live to rock’, aborda de forma divertida o amor que todos nós temos pelo rock.

A canção dos britânicos faz com que nós nos identificamos com a letra: um adolescente que conhece o rock e não quer saber de outra coisa. Apenas ouvir e tocar rock. Muitos familiares dizem para nós estudarmos e sermos advogado, médico ou professor, por exemplo. Mas naquele momento queremos apenas ser um rockeiro. Não importando o quão difícil é levar a vida nesse meio, principalmente pela insegurança financeira. A emoção ao escutar o som e pertencer a um grupo de amigos rockeiros fala mais alto do que pensar no futuro.

7-Warlock-Fight for rock

Uma das lendárias bandas de heavy metal e que revelou a deusa Doro Pesch também fez sua música enaltecendo o amor pelo rock.

De uma forma humorada e divertida, o grupo alemão fala sobre as mazelas do mundo e o autoritarismo. Eles dizem que podem roubar-lhes o dinheiro e todos os pertences, mas não os proíbam de escutar e tocar rock, pois, aí a situação ficará feia e partirão para a briga. Lutarão sempre pelo rock.

A canção está no terceiro álbum de estúdio, True as Steel, de 1986.

8-Manowar-King of Metal

Saindo um pouco do rock n’roll e falando sobre heavy metal (subgênero tão amado pelos seus fãs e que veio por conta do rock), há várias bandas que se orgulham de seu estilo de vida headbanger e deixam claro em suas músicas.

A primeira mencionada nesse especial será o Manowar. Com seu estilo irreverente e polêmico, os estadunidenses em 1988 lançaram seu sexto álbum de estúdio, ‘King of Metal’. Na canção que batiza o álbum, o Manowar se auto-intitula o Rei do Metal e que ninguém toca rock e metal melhor que eles.

Com uma letra simples e um refrão grudento, esta acabou sendo uma das principais músicas do grupo:

9-Primal Fear- Metal is forever

O Primal Fear dá seu ‘cartão de visita’ com Metal is Forever. Com um refrão grudento e fácil de cantar, os alemães mostram todo o seu orgulho em ser headbanger.

A música abre o quinto álbum de estúdio, ‘Devil’s Ground’, de 2004.

10-Tankard- Hard Rock Dinossaur

Finalizando com o thrash metal alemão, o Tankard, no pouco mencionado ‘Disco Destroyer’ (1998), fez a música Hard Rock Dinossaur, que fala sobre ser ‘old school’. Um rockeiro que não se identifica com os clubes e músicas atuais e procura músicas da sua época. Ele já se sente um dinossauro do rock.

Headbanger, jornalista formado, autor de 2 livros e mesatenista!