Nos meses de agosto e setembro, a Serra Gaúcha receberá o METAL SUL FESTIVAL, o primeiro festival de Heavy Metal a receber incentivo público através de edital da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. O projeto é uma realização da Kunst Empresa de Cultura, financiado pelo PRÓ-CULTURA RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura, contemplado pelo FAC Regional, no ano passado. Ele ainda conta com o apoio das prefeituras de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, através de suas secretarias de cultura e curadoria de Maicon Leite.

A proposta do edital foi de contemplar nove Regiões Funcionais de Planejamento do Rio Grande do Sul, cabendo ao produtor a tarefa de divulgar e valorizar os artistas gaúchos e fazer circular a cena cultural contemporânea do Estado, reconhecendo o potencial artístico de cada região e possibilitando o intercâmbio entre as diferentes regiões. De acordo com idealizadora do projeto, Cláudia Kunst, a ideia de realizar o METAL SUL FESTIVAL na serra foi pelo grande potencial existente no cenário heavy metal. “A Serra Gaúcha possui muitas bandas do estilo e são sinceros entusiastas. De acordo com algumas diretrizes do edital, tivemos de optar em realizar o projeto em determinadas regiões funcionais, mas não poderíamos ter atrações destas regionais se apresentando nelas. Por isto, não termos nenhuma banda de Caxias e bento Gonçalves na programação”, explica Cláudia. Além disso, a produtora destaca que isto servirá de estímulo para continuidade do projeto em outras regiões e aí, levar as bandas destes municípios para circular pelo Estado.

O METAL SUL FESTIVAL, de caráter gratuito, terá início na cidade de Caxias do Sul nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com diversas apresentações musicais, palestras, mostra de clipes e bate-papos sobre a cena Metal gaúcha. Em setembro, nos dias 15 e 16, a Rua Coberta, em Bento Gonçalves, receberá mais shows, palestras, bate-papos e exposições, encerrando a programação com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo interpretando clássicos do Rock/Metal mundial ao lado dos consagrados vocalistas Izmália e Sandro Seixas.

Contatos:
Facebook: www.facebook.com/metalsulfestival
Instagram: www.instagram.com/metalsulfestival
E-mail: metalsulfestival@gmail.com

Escrito por

Maicon Leite

Colaborador da Roadie Crew e assessor de imprensa com a Wargods Press.