Em novembro a cidade de São Paulo receberá a 14º edição do festival Thorhammerfest, que neste ano completará uma década de intensas atividades em nome do Folk/Pagan Metal em terras tupiniquins. Dentre as atrações, está a banda Tandra, de Curitiba/PR, que no momento divulga o álbum “Time and Eternity” e busca seu lugar na concorrida cena Folk brasileira. No festival, dividirão o palco com as bandas internacionais Cernunnos (Argentina) e Bornholm (Hungria), além das atrações brasileiras Vingard, The Heathen Scythe, Crown Of Fallen Heroes e Miasthenia.

Embora os passos iniciais da banda nos levem de volta a 2013, foi apenas em 2017 que o grupo tomou forma, estreando com o single “Open the Bar” e ganhando ótima repercussão. De lá pra cá, Felipe Franco (baixo/vocal), Christopher Knop (guitarra/vocal), Geferson Franco (guitarra), Max Waltrick (bateria), Felipe Ribeiro (flauta) e Carlos Linzmeyer (acordeon/baixo) tem se empenhado em criar músicas empolgantes, carregadas de diversas influências, buscando uma sonoridade própria. Nestes poucos e intensos anos, o grupo já dividiu o palco com Angra, Krisiun, Soulspell, Malefactor, dentre outras bandas, adquirindo experiência na estrada e formado um séquito de admiradores.

No bate papo com a banda podemos conferir um pouco mais de sua trajetória, convidando o público para conferir sua apresentação no dia 02/11 em São Paulo/SP, no Clube Piratininga (em Santa Cecília), nesta edição especial do Thorhammerfest. Uma das questões abordadas é justamente pela temática levada a cabo pelas bandas de Folk/Pagan Metal, que na maioria das vezes abordam temas europeus, mesmo sendo de outros continentes. Confira a opinião de Christopher Knop (guitarra/vocal) sobre o assunto: 

Quando se fala em Folk/Pagan Metal, de imediato vem à cabeça letras sobre batalhas vikings, rituais celtas, seres mitológicos europeus, etc. Entretanto, a Tandra cita em seu press release que busca influências de outras culturas do mundo, inclusive a brasileira. Do ponto de vista lírico, o que a Tandra apresenta?

Christopher: O Tandra vem com uma proposta de não ficar muito preso a uma temática direta, mas sim pegar alguns conceitos e fatos históricos, tratando nas letras, um contexto de batalha e rituais, mas não aplicado diretamente, optamos em fazer letras mais abertas, que possam ser interpretada tanto nesse contexto quanto no contexto atual, trazendo uma filosofia a mais “entre linhas”. 

Voltando ao mesmo assunto, há muita gente que fala mal e abomina bandas brasileiras que cantam sobre temas europeus, alegando que no Brasil há uma rica mitologia. Não discordo, há temas fascinantes no nosso país, mas vocês não acham um pouco radical este tipo de atitude?Vocês já chegaram a ter problemas do tipo? 

Christopher: Sim, podemos dizer que é um pouco radical sim, a cultura do nosso país é fascinante as nossas mitologias também, mas isso não significa que devemos ser obrigados a falar delas só porque moramos no Brasil, somos um povo livre e misto aonde temos várias crenças em um só país, a questão é a livre expressão, acreditamos que todos possuem o direito de falar do que quiserem. Mas nunca tivemos problemas com essas questões não, até por que como foi dito anteriormente, nossas letras não abordam um tema explicitamente, então nenhuma letra está diretamente demonstrando um tema “europeu”.

Confira a entrevista completa:
https://whiplash.net/materias/news_745/317860-tandra.html

O Thorhammerfest será realizado no Clube Piratininga (em Santa Cecília), e para quem comprar o ingresso do primeiro lote pagará o valor de cada entrada para a pista com o preço do evento de 2012, ou seja, apenas R$ 50,00. As vendas já estão disponíveis pelo Clube do Ingresso e posteriormente nas lojas físicas da Galeria do Rock em São Paulo.

Compre o ingresso aqui:
https://www.clubedoingresso.com/evento/thorhammerfest-02-11-2020

Contatos:
Site oficial:
www.thorhammerfest.com.br
Facebook: www.facebook.com/thorhammerfest.festival
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/thorhammerfest
Instagram: www.instagram.com/thorhammerfest
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br