Por: (Arte Metal)

O sexteto norte-americano Cetacean não tem nem um ano de formação ainda, isto é, trata-se de uma banda novíssima. Porém, o que ouvimos neste primeiro trabalho é algo de qualidade e digno de banda veterana. Até porque fugir do comum é uma das propostas do grupo.

Já de início com a longa introdução de Earth Is a Whisper, com um dedilhado e a adição de um saxofone, causa ansiedade pelo que estar por vir e não poderia ser melhor. Com três guitarras, a música depois ganha em peso e vocais guturais vociferam desesperados.

Falando em vocais, as linhas são versáteis no álbum passando também pelo rasgado e o limpo. Isso mostra que a banda, que tem foco no Sludge/Doom Metal, também caminha por estilos mais sombrios e menos agressivos como o Dark e o Shoegaze (bem de leve, por sinal).

Os sentimentos provocados pelas três composições são os mais variados, afinal demonstram momentos mais agressivos, outros viajantes e em alguns a pura melancolia. Tudo regado a peso e agressividade nas horas necessárias e outros menos densos e mais melodiosos.

A produção levemente suja colabora demais com a qualidade sonora do disco, sendo que as três faixas estão distribuídas em 35 minutos, o que mostra que são longas, porém longe de soarem cansativas. Fãs de nomes como Isis e Crowbar se identificarão, assim como apreciadores de Doom Metal e seus derivados.

a2097648183_10

Nota: 9,0

Tracklist:

01. Earth Is a Whisper
02. Relationships Deteriorate
03. Outpour I. II. III.

Links sobre a banda: 

Facebook / Bandcamp

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.