G3 – Credicard Hall – São Paulo/SP

  • Post author:

Em pleno Dia das Crianças, não foram só elas que ganharam presentes. Os marmanjos fãs de boa música instrumental e dos exímios guitarristas de mais uma formação do G3, que dessa vez veio com Joe Satriani, John Petrucci e Steve Morse, tiveram uma noite pra nenhum deles botar defeito no Credicard Hall.

Para quem nunca viu o grupo, funciona assim: cada um dos guitarristas se apresenta com sua própria banda durante aproximadamente 50 minutos, e ao final das três apresentações, todos eles se unem para tocarem alguns clássicos do rock.

O primeiro a se apresentar foi Steve Morse, guitarrista do Deep Purple, e que também já tocou com grandes nomes como Kansas e Dixie Dregs, possuindo ainda uma extensa carreira solo. Acompanhado do ótimo baixista Dave LaRue, o guitarrista demonstrou toda sua técnica alternando músicas rápidas com outras mais cadenciadas, como Highland Wedding ou a bela peça Baroque ‘N Dreams, presente em seu último trabalho solo, Out Standing In Their Field, de 2009. Fechando o show, tocaram Cruise Control, do Dixie Dregs, para a alegria de seus fãs. Uma excelente apresentação que, como já era esperada, serviu para comprovar porque Morse é tão cultuado e sempre citado como grande influência de inúmeros guitarristas.

Na sequência, era a vez de John Petrucci. Também acompanhado do baixista Dave LaRue e de seu companheiro de Dream Theater Mike Mangini na bateria, Petrucci começou seu set com a longa Damage Control. Durante a execução desta, em um certo momento o guitarrista se desequilibrou com algo que estava no chão e caiu, porém logo se levantou e continuou tocando como se nada tivesse acontecido, arrancando algumas risadas do público. Após a abertura, o guitarrista seguiu seu set mesclando algumas faixas de seu, até então, único trabalho solo Suspended Animation, lançado em 2005, com músicas que estarão presentes em seu próximo álbum, ainda sem previsão de lançamento. Vale destacar a faixa que fechou a apresentação, Glasgow Kiss, que foi bastante pedida pelo público durante todo o seu show.

Era hora, então, de conferirmos o grande Joe Satriani. Dono de uma invejável técnica e sempre com seus óculos escuros, esse idolatrado mestre da guitarra tratou logo de animar o público com vários clássicos de sua carreira, desde o incrível início com Ice 9 e Satch Boogie, passando por Flying In A Blue Dream e Crystal Planet. Após um duelo de “dentadas” no instrumento entre Satriani e o tecladista Mike Keneally em God Is Crying, veio a belíssima e indispensável Always with Me, Always with You, que sempre emociona e tem sua melodia cantada pelos fãs. Sem muitas delongas, tocam ainda Crowd Chant e, para fechar, como não poderia deixar de ser, a sempre empolgante Surfing With The Alien, bastante aplaudida por todos.

Satriani chamou ao palco Steve Morse e John Petrucci novamente para o tão aguardado momento em que todos tocam juntos. A parte final começou com You Really Got Me, cover dos Kinks, cantada pelo tecladista Mike Keneally. O extenso solo improvisado foi dividido entre os três guitarristas, que contou inclusive com alguns trechos da clássica Summer Song, de Satriani. Depois, mandaram ver com White Room, cover do Cream, também cantada por Mike, que ficou incrível com sua introdução sendo feita pelas três guitarras. O grupo encerrou a noite com a genial e já tradicional Rockin’ In The Free World, de Neil Young, cantada por Satriani e com seu famoso riff que já fala por si, considerado um dos grandes clássicos do rock.

E, assim, após quase três horas e meia de duração, chegou ao fim mais uma grande apresentação desses monstros da guitarra, que fez a alegria dos fãs que compareceram nessa noite de feriado ao Credicard Hall. 

Setlist Steve Morse:

Name Dropping
Highland Wedding
On the Pipe
Vista Grande
John Deere Letter
Baroque ‘N Dreams
Rising Power
StressFest
Cruise Control (Dixie Dregs) 

Setlist John Petrucci:

Damage Control
Cloud Ten
Jaws of Life
Zero Tolerance
Glassy-Eyed Zombies
Glasgow Kiss 

Setlist Joe Satriani:

Ice 9
Satch Boogie
Flying In a Blue Dream
Crystal Planet
God Is Crying
Always with Me, Always with You
Crowd Chant
Surfing with the Alien 

G3 Jam:

You Really Got Me (The Kinks)
White Room (Cream)
Rockin’ In the Free World (Neil Young) 

Clique aqui para ver todas as fotos desse show!

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe um comentário