Marduk e Enthroned – Hangar 110 – São Paulo/SP

  • Post author:
  • Post published:11 de agosto de 2012

Novamente a Tumba Production presenteou o público brasileiro com ícones do metal extremo, dessa vez com Marduk e Enthroned, duas bandas que dispensam apresentações. O show ocorrido no dia 11 de agosto no Hangar 110, na capital paulista, teve como bandas de abertura a paulistana Mørk VisdoM e a catarinense Khrophus.

Passava das sete horas de uma quente noite de inverno quando a horda Mørk VisdoM, formada por Kerak Troyll (vocal), Kazoth Bey (guitarra), Doom HellHound (baixo), Fenrir Sulfr (teclados) e Lord Agramon (bateria) deu início à sua curta mas eficiente apresentação. O tradicional corpse paint ajudou a compor o visual da banda, que aqueceu o público que começava a tomar conta do lugar, com músicas como Natureza Obscura e Lucifer’s Triumph, que encerrou os pouco mais de vinte minutos de profanação sonora.

Mudando um pouco de estilo, mas sem perder o peso e a agressividade, Alex Pazetto (vocal e baixo), Carlos Fernandes (bateria) e Adriano Ribeiro (guitarra) mostraram aos presentes somente músicas inéditas, como Forbidden Melodies e Dead Face, que farão parte do álbum a ser lançado em setembro. Apesar de problemas com ajustes de som da guitarra e da bateria logo no começo do show, o Khrophus deu seu recado com um death metal brutal, veloz e técnico.

E então era chegada a hora dos blasfêmicos do Enthroned, atualmente composto por Nornagest (vocal), Neraath e Peter Noens (guitarras), Phorgath (baixo) e Garghuf (bateria). Às 20h50, o palco foi tomado por esse quinteto sombrio ao som de Deathmoor, do mais recente trabalho da banda, Obsidium (2012), e no qual o set escolhido para esse show foi focado. O gigante Nornagest é um ótimo frontman, fez uma apresentação vigorosa e mostrou-se bem simpático, arriscando um Obrigado! entre uma música e outra, e saudando os fãs com um Bom dia! (???). O visual do baterista Garghuf e do guitarrista Peter Noens, ambos com capuzes cobrindo parte de seus rostos, ajudou a compor o clima obscuro que a sonoridade do Enthroned possui. A plateia passou de ansiosa para extasiada, pois pode apreciar The Burning Dawn, Under The Holocaust, Vermin – só para citar algumas – ao vivo. O encerramento de quase uma hora de show ficou a cargo de Evil Church, fazendo com que os belgas deixassem o palco bastante aplaudidos.

Intervalo para recuperar o fôlego e o público que lotou o Hangar 110 se aglomerou defronte ao palco para aguardar a apresentação dos suecos. E que apresentação o Marduk fez! On Darkened Wings abriu o set, seguida por Nowhere, No-One, Nothing. E, como uma metralhadora, Evil (guitarra), Devo (baixo), Mortuus (vocal) e Lars Broddesson (bateria) seguiram emendando uma música à outra, sem dar trégua aos pescoços dos incansáveis fãs. Difícil resumir mais de vinte anos de carreira em pouco mais de uma hora de show, mas o Marduk conseguiu reunir hinos de diversas épocas, como Still Fucking Dead (Here’s No Peace), de 1992, Azrael, de 2001, até Warschau 2: Headhunter Halfmoon, de 2011, sem esquecer das músicas do álbum Serpent Sermon (2012). A plateia vibrava a cada música executada e a clássica e obrigatória Baptism By Fire, tocada com extrema rapidez, incendiou o público. Outra música indispensável é Panzer Division Marduk, porém ela indicava que o show aproximava-se do fim. Após a mesma, a banda deixou o palco por uns minutos para retornar com Wolves, encerrando assim, às 23h30, mais uma memorável passagem do grupo por São Paulo.

Setlist Mork Visdom:

Intro (The Call)
Into The Vastness Of The Lost And Dense Forest
Natureza Obscura
Abyssus, Abyssus Invocat
Lucifer’s Triumph

Setlist Khrophus:

Smoke Screen
Forbidden Melodies
By The Sun
The Book Of The Dead
Dead Face
Master Of Shadows
Interpositions

Setlist Enthroned:

Deathmoor
The Ultimate Horde Fights
Sepulchred Within Opaque Slumber
Through The Cortex
Deviant Nerve Angelus
The Burning Dawn
Obsidium
Horns Aflame
Radiance Of Mordacity
Petraolevm Saliva
Vermin
Under The Holocaust
Evil Church

Setlist Marduk:

On Darkened Wings
Nowhere, No-One, Nothing
The Black Tormentor Of Satan
Serpent Sermon
Still Fucking Dead (Here’s No Peace)
Warschau 2: Headhunter Halfmoon
Materialized In Stone
Baptism By Fire
Womb Of Perishableness
Souls For Belial
Azrael
Throne of Rats
Panzer Division Marduk

Bis:

Wolves

Clique aqui para ver todas as fotos deste show!

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe uma resposta