Bandas para conhecer: Vhäldemar

A Espanha se destaca no cenário headbanger, através de bandas de power metal surgida nos anos 90 como: Tierra Santa, Mägo de Oz e Dark Moor, por exemplo. Há outros bons nomes que vieram posteriormente, como Northland, Wurdalak, Lords of Black e Vhäldemar.

Em outubro de 2020, Vhäldemar lançou o seu sexto álbum de estúdio: Straight to Hell. O disco contém 10 faixas e mantém o ótimo nível do início ao fim. Um power metal clássico que não deve em nada as principais bandas do gênero.

Para falar sobre a trajetória da banda, o novo lançamento e planos para o futuro, o Portal do Inferno conversou com o vocalista e guitarrista Carlos Escudero. Com muito bom humor, Escudero afirmou estar muito satisfeito com o novo álbum e espera um dia poder tocar na América do Sul, onde há muitos fãs da banda. Ele também explicou a origem do nome Vhäldemar e mostrou ser um fanático pelo heavy metal.

Da èsq à dir: Jandro, Serrano, Escudero, Monge e Jonkol. Imagem: divulgação/Vhäldemar

 

O grupo da região basca tem também em sua formação: Pedro Monge (guitarra ), Raúl Serrano (baixo), Jonkol Tera (teclado) e Alejandro ‘Jandro’ Camuñas (bateria).

Confira:

1)Em outubro foi lançado o Straight to Hell, sexto álbum de estúdio do Vhäldemar. Como tem sido as críticas dos fãs e da mídia?

Carlos Escudero: Na verdade todas as críticas têm sido muito positivas. Eu pessoalmente, penso que a minha crítica é a melhor, e em minha opinião este novo álbum está ótimo (risos).

2)O clipe de divulgação do disco foi através de Death to Wizards. Por que escolheram esta música?

Creio que foi escolhida, pois, representa muito bem a banda. O videoclipe foi rodado em Burgos (que fica na região de Castela e Leão) e nos divertimos muito gravando-o com o lendário produtor Jordi Hurtado e o resultado final, penso, que foi muito bom.

3) Em 21 anos de existência, a banda já fez shows em vários países europeus e também no Japão. Como foram essas turnês? Pensam em um dia tocar na América do Sul?

Já fizemos shows na França, Holanda, Rússia, Japão e vários em território espanhol. Esperamos que na próxima turnê podemos ir até a América do Sul, pois, através das redes sociais, sabemos que há muitos fãs com muita vontade de nos ver. Agradecemos todos os lugares em que já estivemos, pois, sempre tivemos uma acolhida muito grande, sem exceção.

4) De onde surgiu o nome Vhäldemar?

Ixiiii…já faz muitos anos. Surgiu através  de uma das primeiras canções que escrevi e o nome era Vhäldemar. O personagem era o grande Rei Vhäldemar, rei do metal e de tudo que conhecemos ou algo assim (risos) e ficamos com esse nome para a banda.

5) A Espanha é um país com muitas boas bandas de Power metal. Por que isso ocorre?

Eu não falo de outras bandas, mas a nossa razão de ser é o trabalho e o prazer do heavy metal que é o que nos faz aguentar tantos anos. Há que curtir o metal ao máximo:  tanto em shows, como em ensaios ou gravações, pois, nunca sabemos quando será a última vez e eu não gostaria de ‘olhar pra trás’ e pensar que não fiz tudo que poderia ter feito. Eu dou tudo de mim, mesmo quando estou no parquinho brincando com os meus filhos (risos).

6) As músicas do Vhäldemar são em inglês, no idioma oficial do heavy metal. Já pensaram em compor alguma música em espanhol ou na língua basca?

Como você mencionou, o idioma oficial é o inglês (risos) e foi assim que me chegou o heavy metal. Desde os primeiros dias escuto bandas em inglês e é assim que entendo que tem que ser. Todas as bandas míticas do heavy metal cantam em inglês, logo, nós também fazemos o mesmo (risos).

7) Por fim, falando de Brasil, há alguma banda brasileira que você é fã? Qual?

Creio que o Angra é brasileiro. Entretanto, não posso te dizer muitas, pois, não me importo em saber de onde são os músicos e a banda e sim se o som me agrada ou não. Logo, não me importo se a banda é alemã ou brasileira e sim se a música é boa. Hoje em dia creio que pode sair qualquer músico ou banda de rock de grande nível de qualquer parte do mundo. O rock, creio, que já chegou à lua inclusive (risos).

Obrigado pelo espaço e heavy metal até a morte!! Straight to hell!!

 

Leonardo Cantarelli

Headbanger, jornalista formado, autor de 2 livros e mesatenista!

Deixe um comentário