Por: (Arte Metal)

É essencial no Metal preservar as raízes do estilo. Por mais que haja resistência da garotada que vem chegando agora, não tem como o estilo sobreviver sem saber de onde vem sua essência, pois nada existiria sem certas bandas. No caso do DEMON, é uma formação que influenciou nomes que hoje já influenciam outras. Por exemplo, BLIND GUARDIAN, METALLICA

Este é o segundo disco da banda, que chega ao Brasil através de relançamento da gravadora Hellion Records (pela segunda vez), e mostra como o DEMON é uma banda gigante musicalmente. Trilhando os caminhos da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), o diferencial do grupo – que está em atividade até hoje – era a pegada Hard Rock e energia pra cima, mesmo utilizando tal alcunha.

Lançado em 1982, o trabalho sucede “Night of the Demon”, o ótimo debut (que também foi relançado pela Hellion e logo estará em nossas páginas), e tinha a missão de manter o sucesso de seu antecessor, coisa que em conteúdo foi praticamente fácil. Afinal, “The Unexpected Guest” tornou-se o maior sucesso comercial da banda.

Não fosse por menos, pois o DEMON conseguia fazer um Heavy Metal acessível, mas que mantinha a agressividade do estilo e ainda envolto de melodias cativantes, e refrãos grudentos. Tudo ditado por bases sólidas de guitarras, harmonias simples e uma cozinha poderosa, que mostrava que o básico podia e pode ser essencial.

Tudo isso se reflete em excelentes composições como os clássicos Don’t Break The Circle, Total Possession, Have We Been Here Before? e Deliver Us from Evil. Essa versão nacional ainda traz como bônus quatro composições, sendo uma regravação de 1988 para Don’t Break The Circle, e outras versões não aproveitadas de Have We Been Here Before?, Victim of Fortune e Strange Institution. Clássico.

Demon - The Unexpected Guest

Nota: 9,5

Tracklist:

  1. Intro: An Observation
  2. Don’t Break the Circle
  3. The Spell
  4. Total Possession
  5. Sign of a Madman
  6. Victim of Fortune
  7. Have We Been Here Before?
  8. Strange Institution
  9. The Grand Illusion
  10. Beyond the Gates
  11. Deliver Us from Evil
  12. Outro
  13. Don’t Break the Circle (1988 Remix)
  14. Have We Been Here Before? (Out-Take)
  15. Victim of Fortune (Out-Take)
  16. Strange Institution (Out-Take Mix)

Links sobre a banda:

Site

Facebook

 

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.